- Início
- Comunicação
- Notícias
- ATRIBUIÇÃO DE DISTINÇÕES HONORÍFICAS 2022
ATRIBUIÇÃO DE DISTINÇÕES HONORÍFICAS 2022
área de conteúdos (não partilhada)O Executivo Municipal deliberou aprovar as seguintes propostas de atribuição de Distinções Honoríficas Municipais, que serão entregues na sessão solene do Feriado Municipal de 12 de maio de 2022 (11h45, no Teatro Aveirense):
- Orquestra Filarmonia das Beiras (OFB), Medalha de Mérito Municipal em Prata;
- Dulce Fátima Lopes Seabra, Medalha de Mérito Municipal em Prata;
- Artur da Fonseca Fino, Medalha de Mérito Municipal em Cobre;
- José Francisco Reis Pedreiras Neves Vieira, Medalha de Mérito Municipal em Cobre;
A Sessão Solene contará com os discursos do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, do Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, Luís Souto Miranda e de um representante dos condecorados, em representação das instituições e personalidades distinguidas.
Pela Saúde e pelos Aveirenses
Dulce Fátima Lopes Seabra realizou um trabalho de excecional qualidade e extraordinária dedicação durante a Pandemia de Covid-19, integrada num dos maiores esforços coletivos Nacionais e Municipais de que há memória.
Considera assim a CMA, que Dulce Seabra, atualmente a desempenhar as funções de Delegada de Saúdes no ACeS Baixo Vouga e de Coordenadora do Serviço Local de Aveiro da Unidade de Saúde Pública do ACeS Baixo Vouga, entre outras, é merecedora da Medalha de Mérito, Grau Prata, pelos bons serviços prestados ao Município de Aveiro.
Durante os últimos dois anos, Dulce Seabra revelou um elevado sentido profissional e ético, sendo um exemplo de dedicação, coragem e altruísmo, com competência, disponibilidade total e incondicional, na linha da frente do combate à Covid-19 e no trabalho de defesa e promoção da boa saúde pública.
Pelo prestígio da Música e da Formação Cultural e Humana
A distinção com a Medalha de Mérito Municipal em Prata à OFB, acontece no ano em que comemora o 25º aniversário da sua fundação, com uma atividade intensa e ininterrupta desde 1999, com direção artística de António Vassalo Lourenço.
É extenso e reconhecido o trabalho honorável desenvolvido pela OFB ao nível educativo e social, sendo hoje uma referência a nível Regional, mas também a nível Nacional.
A CMA considera que a OFB tem sido um importante agente para a ampliação do bom nome de Aveiro, pelo papel desempenhado na Região de Aveiro e na Região Centro de Portugal ao longo de 25 anos e pelo desenvolvimento de projetos de interesse cultural relevante, nomeadamente o programa Música nas escolas.
Aveiro: sinónimo de Xadrez e Matemática
José Francisco Reis Pedreiras Neves Veiga, de 19 anos, atualmente a frequentar a Licenciatura em Engenharia Informática e Computação, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, destacou-se de forma relevante nas áreas do Xadrez e da Matemática, tendo, neste âmbito representado Aveiro e Portugal em várias provas e competições, sendo que recentemente (2021) foi o Campeão do prestigiado torneio mundial de Xadrez, o Torneio de Mestres.
De entre as várias distinções e medalhas que conquistou nos últimos 10 anos em competições de Jogos Matemáticos e de Xadrez, destaca-se a Medalha de Prata nas Olimpíadas Portuguesas da Matemática, em 2016, o título de Campeão Nacional de Jogos Matemáticos, em 2017, Mestre FIDE aos 14 anos, tornando-se o mais novo de sempre em Portugal a conseguir este distinção, sendo atualmente o número um do ranking nacional sub-20 e Top-7 Nacional Absoluto.
É inegável o louvável valor de José Francisco Veiga, que com apenas 19 anos, já contribuiu de forma indelével para o engrandecimento do nome de Aveiro no panorama Nacional e Internacional.
Serviço à Cultura Aveirense
Artur da Fonseca Fino tem desenvolvido um trabalho de referência no panorama cultural, sendo reconhecido pela CMA, com a Medalha de Mérito Municipal, grau Cobre.
Fundando do Círculo Experimental dos Artistas Plásticos de Aveiro – AVEIROARTE, Artur Fino distingue-se, ao longo da sua vida, pela atividade artística regular, na pintura, na cerâmica e no design, dedicando, há mais de 70 anos, o melhor do seu talento ao experimentalismo, tendo construído uma obra marcada pela originalidade e irreverência.
Com a participação em cerca de 150 exposições coletivas, a realização de mais de três dezenas de forma individual, tendo sido membro das Comissões Organizadoras e Executivas das duas primeiras Bienais Internacionais de Cerâmica Artística de Aveiro e da Comissão Consultiva de Cultura da Câmara de Aveiro, Artur da Fonseca Fino tem demonstrado um profundo espírito de serviço à Cultura e ao Setor Criativo Aveirense.