- Início
- Projetos
- Planeamento e Gestão Urbanística
- SIGRia - Sistemas de Informação Geográfica dos Municípios da Ria
SIGRia - Sistemas de Informação Geográfica dos Municípios da Ria
área de conteúdos (não partilhada)Enquadramento
O Programa Aveiro Digital 2003–2006 incidiu sobre os onze concelhos que constituíam a extinta Associação de Municípios da Ria, motivo pelo qual foi gerido pela própria e pela Associação Aveiro Digital, tendo sido financiado pelo POSI – Programa Operacional para a Sociedade da Informação. Constituiu-se como «um instrumento de articulação e afirmação da competitividade territorial».
A nível autárquico um Sistema de Informação compreende diferentes subsistemas interligados num nível organizacional subjacente ao sistema principal. Além do Sistema Administrativo, o Sistema Técnico não dispensa o recurso às novas tecnologias para as tarefas do planeamento físico do território e de controlo dos processos de intervenção humana. Por outro lado os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) assumirão como tarefa fundamental a integração de toda a informação de caráter geográfico, fazendo-o de forma organizada e facilitando a sua disponibilização em bruto ou, depois de transformada, via aplicações de análise espacial.
A implementação deste projeto seguiu uma série de etapas sequenciais que culminaram com a criação de uma infraestrutura de Internet em cada uma das doze entidades envolvidas.
A criação da base geográfica é um processo que nunca se poderá considerar concluído, porque à medida que o sistema se vai desenvolvendo será necessária a contínua manutenção e atualização dessa informação.
Para este projeto foi essencial o processamento da cartografia de base, existente em cada entidade, como suporte aos processos internos de gestão das autarquias, mas também como ferramenta de conhecimento do território por parte do público em geral.
A disponibilização desta informação para o público foi assumida em simultâneo por cada Município e pela AMRia, centralizando toda a informação da sua área de intervenção.
Objetivos
Foi objetivo deste projeto dotar a Associação de Municípios da Ria e os seus Municípios associados de uma infraestrutura de informação geográfica para apoio aos diversos serviços das Autarquias Locais e da Associação de Municípios, que respondesse eficazmente às solicitações internas e externas dos respetivos serviços, através da:
- Organização, estruturação e sistematização de informação de caráter espacial;
- Atualização expedita da informação espacial, regulamentar e de atributos;
- Rentabilização dos processos de análise da informação de caráter espacial;
- Disseminação interna e externa da informação;
- Simulação dos efeitos das transformações de natureza espacial.
O SIG constitui uma consequente base de conhecimento, estruturado e em constante atualização do território abrangente da Associação de Municípios da Ria, servindo também de suporte impulsionador dos processos de modernização administrativa dos Municípios, como por exemplo o desenvolvimento do projeto AmbiRia e projeto SecurRia.
O Sistema de Informação Geográfica implementado passou pela criação de dois tipos de estruturas de suporte à gestão da informação georreferenciada:
- Criação de um Nó Central de âmbito intermunicipal, na sede da Associação de Municípios da Ria, hoje Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro – Baixo Vouga;
- Criação de Nós Locais, em cada um dos Municípios (denominados de NIG – Núcleos de Informação Geográfica), prosseguindo estas iniciativas específicas no âmbito da gestão do seu território.
Para os NIG definiram-se os seguintes objetivos estratégicos:
- Gerir os Sistema de Informação Geográfica do âmbito municipal e a base de dados central;
- Contribuir para o Sistema com a recolha, organização, produção e atualização de informação, necessária para a monitorização e atualização dos processos, para além de produzir informação de síntese organizada e disponibilizá-la de acordo com as necessidades;
- Facultar o acesso a todos os dados referenciados espacialmente, a todos os utilizadores do sistema, bem como à realização de análises e modelização para os restantes serviços e agentes internos e externos.
Entidades Participantes
Líder da Operação:
Associação de Municípios da Ria – AMRia
Beneficiários da Operação:
Município de Águeda
Município de Albergaria-a-Velha
Município de Aveiro
Município de Estarreja
Município de Ílhavo
Município de Mira
Município da Murtosa
Município de Oliveira do Bairro
Município de Ovar
Município de Sever do Vouga
Município de Vagos
Orçamento
Investimento Total:
2.500.894,00€
Comparticipação POSI:
1.875.670,80€ (75%)
Duração
Janeiro de 2004 a dezembro de 2006 (36 meses)
Ligações
Projecto SIGRia - http://sig.regiaodeaveiro.pt