- Início
- Municípios
- Águeda
- Município de Águeda apoia Escola com 500 Alunos na Guiné-Bissau
Município de Águeda apoia Escola com 500 Alunos na Guiné-Bissau
área de conteúdos (não partilhada)No âmbito do envolvimento do Município de Águeda no trabalho que a Organização Não Governamental (ONG) “Afectos com Letras” tem vindo a realizar na Guiné-Bissau, foi equipada com mobiliário escolar a Escola de Bissassema, no setor de Tite, Região de Quinara, no sul do país, sendo frequentada por cerca de 500 alunos.
A solicitação partiu da própria escola em Tite diretamente à ONG “Afectos com Letras”, tendo o Município de Águeda doado mesas, cadeiras, armários, e cacifos a esta escola que passa por sérias dificuldades.
A Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa associou-se a esta missão solidária denominada Operação Multiplicação de Sorrisos através da doação de roupas e brinquedos.
A propósito desta iniciativa solidária, o Presidente da Câmara, Gil Nadais, referiu que “é com otimismo que vemos o trabalho desta ONG, já que conseguem colocar a ajuda onde ela é mais precisa e com impacto positivo na vida de muitas crianças guineenses. Num mundo cheio de adversidades Águeda faz a diferença através da solidariedade”.
Recorde-se que os municípios de Águeda e Bissau mantêm um acordo de geminação instituído a 10 de março de 2000, tendo recentemente evoluído através de algumas missões de solidariedade com aquele país: criação de um centro multifuncional, com biblioteca e acesso à internet, que implicou o envio de um contentor com mobiliário próprio, equipamento informático e um repositório documental e digital (livros, revistas, jornais, CD); cooperação com a ONG Afectos com Letras, doando material escolar que saiu das escolas requalificadas; cooperação com a Missão Saúde para a Humanidade, da Universidade de Aveiro, atribuindo apoios para a deslocação de médicos oftalmologistas; e integração da Plataforma Geminal, promovida pela Associação Água Triangular, de modo a explorar as potencialidades comerciais naquele país.
Em 2015 o Município de Águeda equipou salas de aula na Escola Lassana Cassamá, no Bairro do Quelelé, na capital Bissau, e frequentada por 320 alunos. No ano transato apoiou ainda o Orfanato Betel, igualmente em Bissau, instituição que tinha na altura 39 crianças à sua guarda.