- Início
- Municípios
- Águeda
- Águeda acolhe Residência Artística durante 10 dias
Águeda acolhe Residência Artística durante 10 dias
área de conteúdos (não partilhada)A cidade de Águeda vai acolher uma Residência Artística, de 10 a 19 de julho, com o objetivo de criar uma performance coletiva integrada no programa do AgitÁgueda, designada de “Grande Ópera Pública”.
Durante dez dias, Águeda irá acolher vários artistas nacionais e internacionais, num projeto que promete agitar vários pontos cidade, tanto pela originalidade como pelo método colaborativo. Canto e teatro, dança e manipulação de objetos, arquitetura e ilustração, circo e trapézio, instalação e arte contemporânea, mimo corporal e acrobática são algumas das especialidades dos artistas que estarão reunidos nesta espécie de laboratório vivo. Portugal, Brasil, Polónia, Cabo Verde, Colômbia, França, Espanha, Hungria, Alemanha, Canadá, Japão e Suíça são os países de origem dos intervenientes.
O Vereador do Turismo, Edson Santos, foi um dos convidados do programa Grandes Entrevistas, da Rádio Soberania, juntamente com elementos da organização do projeto “Ópera Pública”. Na ocasião, explicou que “este projeto tem como objetivo trazer até Águeda artistas de vários cantos do mundo, criando um intercâmbio cultural de nível internacional. Será também uma excelente forma de dar a conhecer o nosso Concelho e a nossa riqueza cultural”.
Este projeto pretende escrever de forma coletiva um diálogo horizontal entre os habitantes que dão vida à cidade e os artistas.
“Ópera Pública” será:
- uma reinterpretação da história e de leitura de contos populares vivos, das experiências de vida da cidade, através de um processo e de uma composição de “arquitetura invisível”;
- uma ópera que ligará o território com as pessoas que vivem nele, trabalhando com o fator humano que faz parte das estruturas de qualquer cidade;
- uma história de rua inspirada na figura do trovador, carregando narrativas de um lado para o outro, invocando as palavras dos vizinhos de espaço em espaço público.
Esta experiência permitirá modificar a ideia pré-concebida da ópera clássica através da criação de momentos mais populares e de interação com os vários intervenientes.
A cidade de Águeda será o pano de fundo desta viagem lírica e teatral através de capítulos, histórias que reinterpretam o que aconteceu e o que está a acontecer. Com um conceito itinerante e em rede, a primeira essência deste projeto irá nascer em Águeda, seguindo posteriormente para Paris, onde serão apresentadas as memórias do trabalho desenvolvido e criado no AgitÁgueda. Perante a dinâmica e a itinerância da iniciativa, o Vereador do Turismo, referiu que “será mais uma aposta para colocar os Aguedenses a falar da sua cidade e das suas memórias, sendo que com este encontro de jovens artistas pretendemos internacionalizar o evento e continuar a levar o nome de Águeda além-fronteiras”.
Workshop
No âmbito desta residência serão promovidas várias atividades, de forma a criar elementos de aproximação entre os artistas e os Aguedenses. De 10 a 19 de julho, das 10h30m às 13h e das 15h às 19h, irá decorrer um Workshop reservado a 10 participantes, sem limite de idade, sendo apenas aconselhado o uso de roupa confortável e aptidão física.
Durante estes dias, os participantes vão desenvolver várias performances pelas ruas, impulsionar diálogos públicos e criar momentos artísticos pelo corpo, voz e poesia. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas através do envio de um e-mail para agitagueda@cm-agueda.pt.
O espetáculo “Grande Ópera Pública”, agendado para o dia 19 de julho, às 19h, no Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), será o resultado final deste projeto e, consequentemente, do Workshop, apresentando-se como uma das apostas dos Espetáculos de Rua do AgitÁgueda.
AgitÁgueda
O cartaz do AgitÁgueda não é apenas feito de grandes nomes da música Nacional e Internacional. De 2 a 24 de julho, a cidade recebe várias iniciativas culturais e desportivas para todas as idades e vários espetáculos de Rua.
Os visitantes podem desfrutar dos encontros de Homem-Estátua e Fanfarras, a fonte Manneken’s Piss, Concertos Íntimos, o Circo por Miúdos, os espetáculos “Lullaby” e “O Homem que perdeu os Botões”, o Carnaval Fora d’ Horas e o Colour Day, entre tantas outras iniciativas.
A instalação artística com milhares de Guarda-Chuvas coloridos, que atrai muitos curiosos e turistas à cidade, regressará para dar cor às ruas de Águeda, ao qual se acopla outro projeto de arte urbana, onde os bancos de jardim, as escadarias e outros espaços públicos, ganham apontamentos com desenhos e variações cromáticas apelativas.
O AgitÁgueda já é considerado uma marca no cartaz cultural do Município e da Região, para obter toda a informação relativa ao programa consulte a página www.agitagueda.com e acompanhe todas as atualizações nos canais de comunicação oficiais do evento.