- Início
- Municípios
- Águeda
- Tiago Tavares agraciado com Medalha de Mérito do Município de Águeda
Tiago Tavares agraciado com Medalha de Mérito do Município de Águeda
área de conteúdos (não partilhada)O canoísta aguedense, Tiago Tavares, que se sagrou, recentemente Campeão do Mundo de Sub23, em C1 200 metros, foi distinguido, com a Medalha de Mérito Municipal, Grau de Prata, no passado dia 24 de setembro de 2016, numa cerimónia que teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, e que contou com a presença do Secretario de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.
Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, apresentou a primeira proposta a Executivo Municipal de atribuição de medalha, desde que assume os desígnios do Concelho de Águeda, porque a conquista do título de Campeão do Mundo de Canoagem, em Minsk, na Bielorrússia, no passado mês de julho, pelo atleta Tiago Tavares, foi um dos maiores e mais importantes e prestigiados feitos desportivos alcançados por um cidadão de Águeda.
Na cerimónia de reconhecimento deste feito, o Presidente da Câmara de Águeda, Gil Nadais, considerou que “o Tiago é reconhecido pelo seu trabalho numa modalidade que é muito exigente”, referindo que “só com grande esforço atingiu os resultados que tem conseguido”. Para o Autarca “esta medalha é um justo reconhecimento e homenageia um exemplo que deve ser lembrado para sempre”. Já o Secretario de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, considerou não haver “desenvolvimento desportivo sem o envolvimento das autarquias”, acrescentado ser “testemunha do trabalho que é feito pela Câmara Municipal de Águeda”.
Por sua vez, o Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vítor Félix, recorda que “o Tiago tem uma carreira consistente e é um dos atletas de destaque da modalidade”, frisando que “a Canoagem e feita destes pequenos grandes clubes”. Vítor Félix admitiu que “Águeda é um Município chave para a federação”.
Já o campeão do Mundo, Tiago Tavares, referiu sentir “um orgulho enorme estar a ser reconhecido na minha terra”, admitindo ter “um significado muito grande”.
Esta conquista do atleta Aguedense permitiu elevar bem alto a modalidade de canoagem, em Águeda e em Portugal, no panorama desportivo internacional. Êxitos individuais que também revelam o mérito e a qualidade dos técnicos e dirigentes da Federação Portuguesa de Canoagem e do clube de origem e formação do atleta, ARCOR – Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira.
A Medalha foi entregue ao homenageado pelo Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, num ato presidido pelo Secretario de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo. O momento foi ainda presenciado pelo Presidente da ARCOR, Manuel Soares, pelo Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vítor Félix, pelo Vereador do Desporto da Autarquia de Águeda, Edson Santos, e pelo Presidente da Assembleia Municipal, Francisco Vitorino.
Medalha de Mérito Municipal
As distinções honoríficas de acordo com o Código Regulamentar do Município de Águeda, destinam-se a homenagear e a distinguir pessoas singulares ou coletivas, que se notabilizem no desempenho de atividades, designadamente de âmbito social, económico, cultural, desportivo, ambiental, científico, cívico ou político, dignas de reconhecimento e apreço geral.
A Medalha de Mérito Municipal, Grau Prata, é a mais alta distinção que se pode atribuir a um atleta, dentro da categoria.