- Início
- Municípios
- Águeda
- Câmara Municipal de Águeda foi eleita “Melhor Município Digital”
Câmara Municipal de Águeda foi eleita “Melhor Município Digital”
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Águeda venceu a categoria “Melhor Município Digital” da 10.ª edição dos Prémios ACEPI Navegantes XXI, numa cerimónia decorreu no Convento do Beato, em Lisboa.
O prémio na categoria “Melhor Município Digital” destina-se aos projetos digitais criados e realizados em Portugal, em funcionamento entre junho de 2015 e junho de 2016 pelos municípios portugueses. Desta forma, a Câmara Municipal de Águeda foi distinguida devido ao seu contributo para a transformação da Administração Pública Local portuguesa, colocando-a no centro da Economia Digital.
Gil Nadais, Presidente da Edilidade, recebeu o prémio das mãos do Presidente da ACEPI – Associação Economia Digital, Alexandre Nilo Fonseca, e referiu que este “prémio é o reconhecimento do trabalho que tem sido feito pelo atual executivo municipal, ao nível da modernização administrativa, do modelo de gestão, constituindo uma motivação acrescida para todos os colaboradores da autarquia, que trabalham para a afirmação de Águeda como uma Human Smart City, onde a tecnologia é colocada ao serviço do cidadão para melhorar a sua qualidade de vida”.
O Executivo municipal procurou implementar medidas que pretendem não só melhorar o funcionamento interno, mas também a qualidade de vida dos seus munícipes, fazendo também assim com que a Autarquia seja parceiro essencial para crescimento das empresas do concelho, associando a isto, uma forte componente de inovação tecnológica. Estas medidas referem-se a:
- - Desmaterialização de documentos e processos (paper free);
- - Agilização de processos administrativos (resposta com maior rapidez e eficiência);
- - Criação de workflow para cada registo;
- - Automatização de tarefas, controlo dos prazos de resposta;
- - Registo/Tracing de procedimentos;
- - Recetividade e estímulos ao investimento;
- - Melhoria dos serviços online / Balcão virtual;
- - Aplicações mobile (AgitÁgueda, Pegada Ecológica, etc);
- - Implementação de software de controlo de custos e despesas e toda a atividade municipal.
As medidas referidas anteriormente têm como objetivos principais tornar as respostas mais rápidas e eficazes aos munícipes; aumentar a interação entre o Munícipe e a Câmara Municipal e a total transparência dos dados e processos.
Os critérios gerais de avaliação de todas as categorias a concurso foram: Design; Personalização; Interatividade; Inovação; Usabilidade; Serviço a Cliente; Relevância; Resultados.
O Júri do Prémio ACEPI Navegantes XXI é composto por reputados profissionais do sector, que com toda a independência e seguindo os mais elevados padrões de ética e as melhores práticas, avaliaram as candidaturas submetidas a concurso, tendo os resultados da votação do júri sido ainda auditados pela IDC.
Os Prémios Navegantes XXI são uma iniciativa da ACEPI – Associação da Economia Digital criada em torno da missão que a fez nascer no ano 2000: Promover e Desenvolver a Economia Digital em Portugal.
Os Prémios ACEPI Navegantes XXI foram concebidos a partir de um conceito inovador que alia um vasto conjunto de Categorias de Prémios a Concurso – que premeia anualmente o que de melhor se faz na Economia Digital nas mais diversas vertentes em Portugal, e uma Categoria Prémio Carreira, que distingue uma personalidade que se tenha destacado ao longo do seu percurso profissional na promoção e desenvolvimento da Sociedade do Conhecimento e da Economia Digital no nosso país.