- Início
- Municípios
- Águeda
- Câmara de Águeda promove a utilização de instalações de antigas escolas primárias
Câmara de Águeda promove a utilização de instalações de antigas escolas primárias
área de conteúdos (não partilhada)No dia 30 de novembro, a Câmara Municipal de Águeda assinou protocolos com a União de Freguesias de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão, com a ACREAC – Associação Cultural e Recreativa de Eventos dos Amigos do Casal a fim de ceder instalações de antigas escolas primárias e com a LAAC - Liga dos Amigos de Aguada de Cima para a utilização de salas da Escola Básica de Aguada de Cima.
Na assinatura dos protocolos marcaram presença o Presidente da Autarquia, Gil Nadais, a Vereadora da Educação, Elsa Corga, assim como o Presidente da União de Freguesias de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão, Vasco Oliveira, e os representantes das respetivas associações.
O Município de Águeda cede gratuitamente a Escola Básica de Avelal à União de Freguesias de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão para prossecução e desenvolvimento de atividades de dinamização local, juntamente com a Comissão Fabriqueira.
Em representação da ACREAC esteve Sérgio Duarte, Presidente da Direção, que assinou com o Presidente da Autarquia o protocolo que tem como objeto a cedência dos direitos de utilização e exploração das instalações da Escola Básica de À-dos-Ferreiros. Esta coletividade irá utilizar este espaço como sede própria, para o desenvolvimento de diversas atividades lúdicas e ações de formação.
À LAAC, representada pelo Presidente da Direção, Mário Ribeiro, a Câmara Municipal cedeu salas da Escola Básica de Aguada de Cima, para apoio ao desenvolvimento da resposta de CATL e de atividades de formação artística.
À semelhança do que já aconteceu com outras escolas desativadas no concelho, a Autarquia Aguedense pretende colocar as instalações disponíveis ao serviço das coletividades, dando-lhes assim uma nova utilidade e funcionalidade. A assinatura destes protocolos reforçam as linhas orientadoras da ação da Autarquia Aguedense que se regem pelo apoio a novas iniciativas, pela dinamização de práticas regulares de desenvolvimento e pelo apelo à interligação e cooperação associativa, procurando apoiar iniciativas que prossigam os interesses coletivos da população do Concelho.