- Início
- Municípios
- Águeda
- 3 de fevereiro: Encontro de Participação aberto a Tod@s
3 de fevereiro: Encontro de Participação aberto a Tod@s
área de conteúdos (não partilhada)No próximo dia 3 de fevereiro, às 21 horas, irá decorrer na Sala Multiusos da Biblioteca Municipal Manuel Alegre, o Encontro de Participação para recolha de ideias para Portugal, com as presenças confirmadas da Ministra da Presidência da Modernização Administrativa, Maria Manuela Leitão, e da Secretária de Estado Adjunta da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.
Durante este Encontro Participativo estará disponível um espaço lúdico destinado às crianças, intitulado “Histórias Giratórias”, no qual serão realizadas atividades lúdico-pedagógicas orientadas pela equipa de promoção do livro e da leitura da Biblioteca Municipal Manuel Alegre, garantindo assim o compromisso do Município de Águeda em proporcionar as melhores condições e oportunidades para a participação ativa de todos na sessão, incluindo as famílias com crianças.
Recorde-se ainda que a Biblioteca Municipal Manuel Alegre possui condições de acessibilidade para os cidadãos com mobilidade reduzida.
O que é o OPP?
A criação de um Orçamento Participativo de âmbito nacional, ao nível do Orçamento de Estado surge do reconhecimento por parte do Governo que a participação dos cidadãos na vida do país é um fator decisivo para a qualidade da nossa democracia.
O Orçamento Participativo Portugal (OPP) tem como objetivo construir um projeto de participação cidadã, que aproxime as pessoas da política e que promova uma maior ligação e integração entre territórios, através de projetos de âmbito nacional. Através do OPP, as pessoas podem decidir como investir 3 milhões de euros nas áreas da cultura, ciência, agricultura, educação e formação de adultos, em Portugal continental, e nas áreas da justiça e da administração interna, nas Regiões Autónomas. O processo está aberto à participação de todos os cidadãos nacionais com idade igual ou superior a 18 anos.
As propostas a apresentar devem ser específicas, delimitando a sua execução e identificando os territórios abrangidos, de forma a possibilitar uma análise concreta e uma orçamentação rigorosa, e devem ser apresentadas em Encontros Participativos como o realizado em Águeda para passarem à fase da votação nacional.
O Orçamento Participativo Portugal é um processo democrático, direto e universal, através do qual as pessoas decidem sobre investimentos públicos em diferentes áreas de governação. Através do OPP as pessoas podem decidir como investir 3 milhões de euros.
Para mais informações consulte: http://opp.gov.pt