- Início
- Municípios
- Águeda
- Funcionários das Juntas de Freguesia recebem Formação para Atendimento nos Espaços do Cidadão
Funcionários das Juntas de Freguesia recebem Formação para Atendimento nos Espaços do Cidadão
área de conteúdos (não partilhada)Entre os dias 25 de janeiro e 3 de fevereiro, a Agência para a Modernização Administrativa ministrou a 11 funcionários das Uniões/Juntas de Freguesia do concelho, formação para atendimento digital nos Espaços do Cidadão.
A formação presencial, com duração de 56 horas, realizou-se no Espaço Multigeracional, em Águeda, seguindo-se quatro semanas de componente online.
Esta ação enquadra-se no âmbito do protocolo assinado a 19 de março de 2015, entre o Município de Águeda e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), cujo objetivo é promover e instalar serviços de atendimento digital assistido aos cidadãos e às empresas do concelho, designadas “Espaços do Cidadão”, nas antigas 20 freguesias do concelho de Águeda, e no qual está prevista a formação a mediadores de atendimento digital.
Espaços do Cidadão
São pontos de atendimento que reúnem serviços de diferentes entidades que prestam serviços de interesse público, num único balcão.
Existem centenas de espaços em Portugal, instalados em Lojas do Cidadão, pontos de atendimento da administração local e balcões dos CTT, sendo que Águeda já conta com um Balcão desde 2009, acumulando desde essa altura 38.354 atendimentos.
Este modelo permite servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais.
Espaços do Cidadão em Águeda
A Câmara Municipal prevê a criação de 21 espaços, tendo já levado a fibra ótica às sedes das Juntas de Freguesia, o que permite o funcionamento de postos avançados do Gabinete de Atendimento ao Munícipe e os Espaços do Cidadão.