- Início
- Municípios
- Águeda
- Município de Águeda é Parceiro da Saúde em Português no Projeto Mercadoria Humana 3
Município de Águeda é Parceiro da Saúde em Português no Projeto Mercadoria Humana 3
área de conteúdos (não partilhada)O Município de Águeda é parceiro do Projeto Mercadoria Humana 3 - Projeto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos (TSH), promovido pela Saúde em Português e financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego através da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).
O projeto decorre entre 30 de dezembro de 2016 a 29 de junho de 2019, e tem como principal missão prevenir, sensibilizar e informar grupos estratégicos e públicos mais vulneráveis para o TSH, em particular para o tema da exploração laboral, bem como responsabilizar e alertar os cidadãos para os seus deveres cívicos, enquanto crime público.
Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, referiu que “a aprovação da candidatura da CIG é uma oportunidade de trabalhar no Município de Águeda, as questões da igualdade de género, com as escolas, as associações e as empresas, com uma organização que têm um reconhecido trabalho na área”.
A aposta da Saúde em Português em parcerias com municípios, estabelecimentos de ensino, entidades públicas e privadas, facilitará e servirá como mediação no acesso a públicos-alvo estratégicos (técnicos de educação, serviços sociais, emprego, saúde), a fim de desenvolver atividades que os capacitem para adoção de um papel ativo na prevenção, combate e acompanhamento de vítimas ou potenciais vítimas deste tipo de crime, nomeadamente na acolhimento de exposições Itinerantes de Mercadoria Humana (Fotografia/ Artes Plásticas), divulgação de materiais sobre TSH e ações de sensibilização para estudantes, para população desempregada e beneficiária de prestações sociais e técnicos/as em como na elaboração de um manual/documento onde constarão os Princípios orientadores para a adoção de práticas não abusivas em contexto laboral.
Visa sensibilizar, informar e prevenir a Comunidade em geral, a fim de reconhecer o fenómeno e denunciar o mesmo às entidades competentes divulgar e facultar informação sobre o fenómeno e mecanismos de denúncia.
No que se refere às empresas, vão ser realizadas ações para a adoção de medidas preventivas e de combate à exploração laboral, objetivando a responsabilização e denúncia de quem recorre diretamente à contratação de mão-de-obra ou que recorre a empresas de trabalho temporário, dando a conhecer as condições em que a mão-de-obra é trazida e trabalhada.
Serão dinamizadas ainda atividades que visam empoderar públicos mais vulneráveis a este fenómeno (estudantes, mulheres, desempregados, imigrantes, refugiados).
Saúde em Português
Fundada em 1993, é uma organização não governamental para o desenvolvimento e instituição particular de solidariedade social. Tem como missão promover a saúde, a integração social e comunitária, com vista ao desenvolvimento integral da pessoa humana, respeitando e assegurando os seus direitos e liberdades fundamentais.