- Início
- Municípios
- Águeda
- Largo N.ª Sr.ª da Saúde de Fermentelos em fase de concurso
Largo N.ª Sr.ª da Saúde de Fermentelos em fase de concurso
área de conteúdos (não partilhada)O Município de Águeda lançou, no dia 31 de janeiro, um concurso público para a requalificação do Largo N.ª Sr.ª da Saúde, em Fermentelos, indo ao encontro de uma das grandes aspirações dos fermentelenses.
A obra tem um custo previsto de cerca 647 mil euros, suportados com fundos próprios da autarquia, e um prazo de execução de seis meses.
Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, referiu que “ o Largo Nª Sr.ª da Saúde é um espaço único na freguesia e no concelho, com grandes tradições de sociabilidade, que merece ser requalificado no sentido de o tornar mais aprazível e com melhores condições”. Acrescentou ainda que “o desenho do projeto teve o envolvimento da população de Fermentelos e da Junta de Freguesia, dado que foi feita uma apresentação pública, que motivou alterações ao projeto decorrentes dos contributos dos fermentelenses”.
Sobre o projeto
A área a intervir fica situada numa zona central da vila de Fermentelos, dentro do perímetro urbano, que agrega vários equipamentos de utilização coletiva – a Capela de Nossa Senhora da Saúde, o Cemitério e o edifício dos Correios.
Trata-se de um local destinado à realização de diversas atividades de recreio, cultura e lazer, bem como atividades comerciais. Possui um recinto para a realização de festas e feiras, um parque infantil e um parque de merendas.
A requalificação abrange o Largo Sr.ª da Saúde, o Largo da Banda Nova, parte da Rua do Cabeço, a Travessa da Escola e a Travessa Sr.ª da Saúde, correspondendo a uma área de cerca de 17 mil metros quadrados.
As soluções encontradas tiveram em consideração os hábitos de sociabilidade e passarão por remover as árvores plantadas no centro dos passeios que dificultam a circulação das pessoas, criar novos passeios, com materiais confortáveis e duradouros, e redimensionar a largura dos existentes, bem como a criação de um espaço verde com mobiliário urbano que permita a sua contemplação e usufruição.
Serão também reestruturados os sentidos de trânsito e criados lugares de estacionamento.