- Início
- Municípios
- Águeda
- Primeiro-ministro António Costa em Águeda inaugura Sakthi e Fundação Comendador Almeida Roque e Família
Primeiro-ministro António Costa em Águeda inaugura Sakthi e Fundação Comendador Almeida Roque e Família
área de conteúdos (não partilhada)Realizaram-se no passado dia 18 de fevereiro, sábado, as inaugurações das instalações da Sakthi Portugal SP21 e da Fundação Comendador Almeida Roque e Família, ambas presididas pelo Primeiro-Ministro, António Costa.
A cerimónia na Sakthi contou ainda com a presença do Presidente da Câmara, Gil Nadais, do Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, Secretário de Estado Adjunto do Comércio, Paulo Ferreira, da Embaixadora da Índia, K. Nandini Singla, do CEO da Sakthi Portugal, Jorge Fesch, do Chairman do Sakthi Group, Manickam Mahalingam, e de diversos deputados da Assembleia da República e de milhares de pessoas, já que a empresa havia convidado a população do Concelho a conhecer a empresa.
Gil Nadais, Presidente da Câmara de Águeda, manifestou o seu regozijo pelas duas inaugurações e o que elas representam para o desenvolvimento socioeconómico do concelho de Águeda, afirmando que “o dia 18 de fevereiro ficará registrado na história do Concelho de Águeda como a data de início de uma nova era no desenvolvimento económico e de geração de conhecimento tecnológico”. Acrescentou ainda que “a comunidade aguedense reconhece a importância deste projeto e deu provas: 7.500 pessoas participaram das atividades de inauguração da Sakthi”.
Recorde-se que a fixação da nova unidade fabril da Sakhti no Parque Empresarial do Casarão (PEC-Águeda) equivale ao maior investimento industrial no Concelho de Águeda nos anos mais recentes, e resultado da aposta clara deste Executivo na criação de condições de excelência para a fixação de empresas, criação de emprego e riqueza no concelho de Águeda.
A instalação da empresa no PEC-Águeda corresponde a um investimento na ordem dos 36,7 milhões de euros, e destina-se ao fabrico de componentes críticos para a indústria automóvel, correspondendo na primeira fase à criação de 135 postos de trabalho, 40 dos quais qualificados.
A Fundação Comendador Almeida Roque e Família
O Primeiro-ministro de Portugal, António Costa, presidiu ainda à cerimónia de inauguração da Fundação Comendador Almeida Roque e Família, que tem como missão contribuir para o desenvolvimento integrado da comunidade, em particular nos domínios da educação e formação, bem como da inserção dos cidadãos na vida ativa e a promoção do desenvolvimento cultural, social e económico.
A Fundação disponibilizou as suas instalações para o CITNM - Centro de Inovação e Tecnologia N. Mahalingam, da Sakthi.
A obra implicou um investimento superior a 2,7 milhões de euros, suportados pelo Comendador António Almeida Roque.
Ficha Técnica da SAKTHI Portugal SP21
A área da unidade que agora se lança é ligeiramente superior aos 20 mil metros quadrados dos cerca de 240 mil que a Sakthi ocupa no PEC, sendo o projeto do premiado arquiteto Alexandre Burmester, o projeto de Engenharia da AFA e sendo a empresa de construção a Gabriel Couto, todas empresas portuguesas.
>> Data de decisão de arranque do projeto - novembro 2014
Início dos processos de formação de equipas, “Destination Sakthi”: janeiro 2015
Escolha do local: abril 2015
Entrada dos primeiros equipamentos: 15 de agosto 2016
Data de início de operação: 31 de janeiro 2017.
>> Postos de trabalho diretos no arranque- 135 postos de trabalho até dezembro de 2017
Estão previstos mais de 20 Engenheiros, e acima de 40 trabalhadores com pelo menos o 12º ano, 30% do total.
O recrutamento iniciou-se em colaboração com a Universidade do Porto, num evento designado de “Destination Sakthi”, em Janeiro de 2015. Foram selecionados dezenas de estagiários, na maioria engenheiros, para treino, tendo alguns deles estagiado na Sakthi India e outros na Azterlan no país Basco. Desses, 36 deles permanecem no Universo Sakthi.
Estão hoje 66 estagiários em formação na empresa, que terão no arranque da SP21 mais de um ano de formação. A média etária é extremamente jovem, esmagadoramente entre os 25 e os 30 anos de idade.
>> Postos de trabalho indiretos- acima de 500 pessoas
>> Investimento inicial- 36,7 milhões de euros (cerca de 10 milhões de euros de apoio do Portugal 2020)
>> Parcerias - O projeto tem vindo a ser montado com a colaboração continuada de parceiros diversos: AICEP, Azterlan, Cap Gemini, Deloitte, DISA Industries (DK), EDP, EFACEC, Escuela Tecnica Superior de Ingenieria de Bilbao, EY – Ernst & Young, Kaizen Institute, Mazars, Meed Brand, Protermia, Schnellecke, Taveira da Fonseca e Associados, Universidade do Porto e de Aveiro, VDA – Vieira de Almeida, além da colaboração inestimável da Câmara Municipal de Águeda.
>> Produção - A sua produção de componentes de segurança crítica automóvel em ferro nodular é 100% para exportação, tendo entre os clientes os maiores construtores e empresas do setor automóvel mundial.
O plano visa atingir os 240 milhões de euros de vendas em 5 anos através do alargamento da operação a outras especialidades (alumínio, pré-maquinagem, maquinagem, montagem, tratamento de superfície, suportadas em I&D e inovação), por forma a dar resposta às solicitações e exigências do construtor automóvel.
Ficha Técnica da Fundação Almeida Roque e Família
>> Descrição: Fundação Comendador António Soares de Almeida Roque e Família, equipamento destinado à prestação de serviços à comunidade.
>> Arquiteto: Arq. Daniel Oliveira – BURIS, Arquitectura e Planeamento, Lda
>> Data de decisão de arranque do projeto – fevereiro 2013
>> Data de Conclusão de Obra- 28 de novembro de 2014
>> Investimento inicial- 2,7 Milhões de euros (com fundos próprios do Comendador Almeida Roque)
>> Parcerias - O projeto tem como parceiro a Sakthi Portugal, SP21, no que visa à instalação o CITNM - Centro de Inovação e Tecnologia N. Mahalingam., que tem como Missão «Preparar as Próximas Gerações num Ambiente Escola-Empresa de Excelência». Pretende ser um centro de geração e disseminação de conhecimento, especialmente vocacionado para as indústrias da mobilidade e, em particular, do automóvel, fundição e metalurgia.
Com base na dinamização de parcerias nacionais e internacionais, o CITNM tem como eixos principais de intervenção: Investigação e Desenvolvimento; Educação; e, Formação.