- Início
- Municípios
- Águeda
- Município disponibiliza 200 mil euros para aquisição de terrenos florestais
Município disponibiliza 200 mil euros para aquisição de terrenos florestais
área de conteúdos (não partilhada)No âmbito da Oferta Pública de Aquisição de Prédios Rústicos de Componente Florestal (OPA Florestal), o Município de Águeda tem em curso o processo de receção de candidaturas à aquisição de terrenos que tenham uma área mínima de meio hectare.
A OPA Florestal do Município de Águeda não possui data de fecho, dado que irá decorrer até que a dotação de 200 mil euros seja esgotada.
Este processo como objetivos a constituição de uma bolsa municipal de terrenos florestais, assente numa estratégia de criação de faixas de descontinuidade de combustíveis, que promovam a instalação de espécies autóctones de baixa combustibilidade e inflamabilidade.
Por outro lado, visa a proteção de infra-estruturas e áreas edificadas, que favoreçam as zonas de interface urbano-rural, que se consubstancie na instalação de uma rede de mosaicos florestais; a criação de condições favoráveis à constituição de Zonas de intervenção Florestal e a promoção da recuperação de áreas percorridas por incêndios florestais.
Para Gil Nadais, presidente da Câmara de Águeda, “a decisão de lançar a OPA Florestal deveu-se ao facto de o concelho ter vivido uma situação peculiar resultado do incêndio de agosto do ano passado, constituindo uma oportunidade para apresentar um instrumento que permita criar perímetros florestais e promover boas práticas silvícolas que sejam uma referência para os produtores florestais”.
Com este mecanismo de gestão florestal pretende-se igualmente a salvaguarda de espécies autóctones e a proteção e beneficiação dos recursos hídricos e galerias ripícolas, que favoreçam a constituição de corredores ecológicos de conectividade.
O Concelho de Águeda é ocupado maioritariamente por espaços florestais, que ocupam 71,4% do território.
Como apresentar propostas?
As candidaturas decorrem de forma contínua, através de requerimento dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Águeda, com os elementos de identificação do requerente e do prédio proposto, bem como de planta que identifique a localização do terreno.
O requerimento e os documentos podem ser entregues, através de uma das seguintes vias:
a) No Gabinete de Atendimento ao Munícipe (GAM), sito na Câmara Municipal de Águeda, Praça do Município, 3754-500 Águeda;
b) Através do email presidente@cm-agueda.pt
O Município de Águeda suportará todos os custos das aquisições.