- Início
- Municípios
- Águeda
- Autarquia de Águeda aposta no reconhecimento da excelência
Autarquia de Águeda aposta no reconhecimento da excelência
área de conteúdos (não partilhada)Entre os dias 9 e 10 de março, a Câmara Municipal de Águeda foi avaliada por uma equipa de avaliadores da Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), enquanto entidade parceira da European Foundation for Quality Management (EFQM) [Fundação Europeia para a Gestão da Qualidade], responsável em Portugal pela promoção, formação e qualificação de profissionais no âmbito do Modelo de Excelência, bem como pela gestão do esquema de reconhecimento Níveis de Excelência.
Para Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, “com a nossa candidatura queremos mostrar, mais uma vez, o compromisso da autarquia com a qualidade e excelência, como forma de gestão. Mais do que o reconhecimento público, queremos saber o ponto de situação da nossa atividade, comparando-a com o modelo Europeu da Excelência e com isso implementar ações de melhoria que contribuam para a satisfação dos colaboradores e dos munícipes”.
O Modelo de Excelência da EFQM está sustentado nos 8 Conceitos Fundamentais da Excelência e é utilizado como base para a autoavaliação da organização face a um conjunto de 9 critérios detalhados, e que são pontuados através da metodologia RADAR.
A utilização do Modelo de Excelência assegura que todas as práticas de gestão de uma organização formam um sistema coerente, que é melhorado continuadamente e que suporta a execução da estratégia pretendida para a organização.
Acrescentou ainda, que “sentimo-nos lisonjeados por chegar a este momento, dado que somos a primeira autarquia no país a pedir esta avaliação, que esperamos que seja de aprendizagem e de reforço dos valores da modernização administrativa, da transparência, e do serviço ao cidadão. Certamente, será um momento de reforço de motivação para todos os colaboradores da Câmara Municipal de Águeda”.
Após esta avaliação, a Câmara Municipal de Águeda terá de aguardar cerca de três semanas pelo relatório da APQ e a eventual decisão de atribuição de um selo de excelência, que terá a duração de dois anos.
Recorde-se que em novembro de 2009, a Câmara Municipal de Águeda, foi distinguida com o Committed to Excellence da EFQM.
O Modelo de Excelência
São 32 partes critério agrupadas em 9 critérios, cada um representado por uma das caixas. Estas são utilizadas para compreender os detalhes no interior da organização.
O conceito é simples: no lado esquerdo existem cinco “Meios”. Estes representam o que fazemos dentro das nossas organizações: estratégias, politicas e processos e as pessoas que estão envolvidas nessas tarefas, tanto dentro como fora da organização. No lado direito estão quatro “Resultados”: as medidas que mostram qual é o desempenho da organização em relação às estratégias, metas e objetivos estabelecidos. Se quisermos melhorar um resultado, necessitaremos de fazer uma mudança a um dos meios. O modelo, é na sua forma mais simples, um diagrama de “causa e efeito”.
O Processo de Reconhecimento
Uma equipa de 3 avaliadores, formados pela APQ, avalia posteriormente o documento de candidatura, realiza uma visita à organização durante 2 a 3 dias e elabora um Relatório de Feedback com recomendações para futuras ações de melhoria, assim como o perfil de pontuação, o qual permitirá ao candidato comparar-se com outras organizações.
As organizações cujas pontuações se confirmem iguais ou superiores a 300 pontos obtêm o reconhecimento de âmbito europeu Recognised for Excellence, que possibilita a utilização da respetiva insígnia, por um período de 2 anos, nos contactos comerciais e promocionais.
Os níveis de reconhecimento variam entre as 3 e as 5 estrelas, em função dos pontos, que se possam obter na avaliação RADAR.