- Início
- Municípios
- Águeda
- Seminário "O futuro dos lares e os lares do futuro" refletiu sobre o envelhecimento
Seminário 'O futuro dos lares e os lares do futuro' refletiu sobre o envelhecimento
área de conteúdos (não partilhada)Realizou-se em Águeda, nos passados dias 13 e 14 de março, o seminário "O futuro dos lares e os lares do futuro", tendo como principal objetivo refletir sobre o envelhecimento, as políticas de futuro e os desafios que as IPSS, os seus dirigentes, as direções técnicas e os restantes colaboradores vão enfrentar, considerando que os atuais jovens e jovens adultos têm um estilo de vida diferente dos idosos atualmente integrados nos lares.
Assim, no dia 13 no Salão Nobre da Câmara Municipal, reuniram-se mais de uma centena de pessoas, entre diretores técnicos, colaboradores e dirigentes de IPSS, jovens estudantes e pessoas com interesse nesta temática. Ouviu-se a opinião de uma jovem estudante e de um empresário local, relativamente aquilo que esperam dos Lares do Futuro e refletiu-se sobre temas como solidão, sedentarismo, exemplos de boas práticas no trabalho com a população sénior, desenvolvidos em Portugal e noutros países da Europa.
No dia 14 nas instalações do antigo Instituto da Vinha e do Vinho, o dia foi aberto à comunicade, estiveram disponíveis os Jogos do Hélder, foi dada a conhecer a revista 4Sénior de Ruben Amorim, e a uma plataforma do futuro para seniores da SiosLife For Younger Spirits. Nesta tarde, realizou-se um workshop promovido pela IPSS - Abrigo, de São João de Ver, onde participaram algumas dezenas de técnicos e colaboradores de IPSS, que ficaram a conhecer os benefícios da metodologia da Humanitude (metodologia de cuidados que profissionaliza a relação) e as melhorias na instituição com a implementação da mesma.
Neste dia, houve a visita de diversas IPSS, locais e de concelhos vizinhos, que levaram a população sénior integrada nas suas instituições, a experienciar e conhecer práticas / atividades inovadores e diferenciadas.
Em jeito de avaliação, atendendo ao número de participantes, à reflexão sobre as práticas atuais e à necessidade de promover mudanças adaptadas às características da futura população sénior, o balanço deste seminário é positivo.
Esta iniciativa resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal de Águeda, a União Concelhia das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Águeda e o Projeto Ganhar Sorrisos.