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Ministro da Educação elogia projeto Águeda Educação +
área de conteúdos (não partilhada)O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, visitou no dia 24 de abril, a Escola Básica de Aguada de Cima, para ver in loco o pulsar do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul e conhecer um projeto de integração da comunidade cigana e outro de novas tecnologias para estimular a aprendizagem.
A jornada teve início com o descerramento da placa, que assinala a passagem do Ministro pelo Estabelecimento de Ensino. Na oportunidade, Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, referiu que “após a aprovação da Carta Educativa, em 2008, e com a abertura de financiamentos do QREN – Quadro de Referência Estratégica Nacional, foram reunidas condições para modernização do Parque Escolar, apetrechando-o com todas as condições para a prática pedagógica, faltando apenas realizar obras na Escola Secundária Adolfo Portela”. Acrescentou que “a aposta do Município na Educação, não se limita às competências prevista na legislação em vigor, forma mais longe e promoveram projetos diferenciadores a nível nacional, como é exemplo do Águeda Educação mais, que consiste no sistema de ensino e aprendizagem com recurso a tablets e plataforma educativas”.
O Ministro da Educação teve oportunidade de visitar as instalações da Escola Básica de Agueda de Cima, onde pode aferir a qualidade das instalações e equipamentos que são disponibilizados à comunidade educativa, tendo a garantia de que se mantém pelo concelho de Águeda.
Teve a oportunidade de contactar com a sala da inclusão com 12 alunos no momento, onde se desenvolve o projeto "Lançar Pontes, Falar de Nós", de educação multicultural e inclusiva com a comunidade cigana, pela perspetiva de aprender novos ofícios e com resultados visíveis no combate ao abandono escolar.
"Hoje não é conhecido nenhum aluno que tivesse abandonado a escola, o que antes acontecia com muita frequência. Faz-se um trabalho importante de transição para a vida ativa, em colaboração com empresas e instituições, com quem temos protocolados estágios, para auxiliar essa transição, sobretudo nas áreas que mais lhes interessa, que são a indústria, o comércio e a jardinagem. Temos também um mediador cultural de etnia cigana, que faz a ponte entre a escola, a família e a comunidade", explicou o Diretor do Agrupamento, Francisco Vitorino.
O projeto, "Águeda Educação +" resultou de um desafio lançado pela Câmara Municipal de Águeda a todos os Agrupamentos de Escolas do concelho, foi fornecido equipamento a uma turma de cada ciclo, cujos alunos podem levar os tablets para casa e dar continuidade ao trabalho, interagir com os professores e enviar os trabalhos. O projeto despertou o interesse do Ministro da Educação, onde interagiu com professores e alunos, no sentido de perceber o que era diferente em relação ao sistema de ensino normal.
No final da visita, o Ministro da Educação elogiou o trabalho da autarquia de Águeda em matéria da Educação, considerando que o projeto “Águeda Educação +” merece um acompanhamento cuidado, no sentido de perceber as externalidades positivas que se podem extrair desta metodologia de ensino.
>> Sobre o Projeto de Educação Digital nas Escolas do concelho de Águeda - “Águeda Educação +”:
Consiste na existência de salas de aula com sistemas tecnológicos integrados de hardware, software e plataformas de ensino que deverão constituir o núcleo do ecossistema escolar focado na componente ensino e aprendizagem, pretendendo-se com o mesmo, desenvolver um trabalho de melhoria contínua da pedagogia e das tecnologias, assegurando a eficiência e evidenciando a evolução da qualidade do ensino e da aprendizagem como resultado do uso deste novo modelo. Será também importante referir que as tecnologias de informação aplicadas à educação permitem a implementação de novos modelos de ensino e aprendizagem, em contexto de sala de aula, em casa e com o envolvimento dos encarregados de educação, com recurso a conteúdos digitais e plataformas de apoio ao ensino e aprendizagem e, ainda, a um conjunto de ferramentas que permitem criar um ensino de Nova Geração muito mais eficiente, otimizando as aprendizagens e o sucesso escolar. No ano transato, esteve implementado no Agrupamento de Águeda, em duas turmas, uma do 5º e outra do 7º de escolaridade, sendo que a avaliação final efetuada pelos professores e alunos foi muito positiva, sobretudo no que toca ao comportamento em sala de aula e à melhoria da concentração dos alunos nas matérias lecionadas. Para o ano letivo 2016/2017, o projeto foi alargado a mais de 600 alunos, 28 turmas, em todos os agrupamentos do concelho.
>> Sobre o Projeto “Lançar Pontes, Falar de Nós”:
O projeto “Lançar Pontes, Falar de Nós” surge no Agrupamento de Escolas de Aguada de Cima no ano letivo 2007/2008 como resposta às dificuldades de integração de crianças de etnia cigana. Para além dos aspetos de integração, as dificuldades em aceitar regras e limites e os comportamentos desafiante/opositor também eram uma preocupação. Os objectivos iniciais do projeto pretendiam trabalhar essencialmente com os alunos o sentimento de pertença em relação à escola bem como promover um espaço de trabalho que pudesse funcionar como alavanca para mudanças de comportamento, reduzindo os índices de agressividade. Contudo, este projeto também aproximou todos os técnicos envolvidos (professores, técnico de serviço social e psicólogo) com a comunidade cigana. No final do primeiro ano letivo do projeto o balanço era francamente positivo. As crianças construíram o sentimento de pertença em relação à escola o que lhes permitiu ajustar o seu desempenho social. Desde então o projeto tem vindo a desenvolver-se e a adaptar-se às necessidades da comunidade escolar.
O objetivo fundamental deste projeto é encontrar conjuntamente pontes de articulação de culturas sem que uma fira ou desrespeite a outra, que permitam a harmonia das crianças e jovens de etnia na convivência da escola. Deste modo, as finalidades do projeto “ Lançar Pontes, Falar de Nós” vão ao encontro das áreas de intervenção prioritárias definidas no Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, designadamente educação para a cidadania, fomento do sentimento de pertença e educação ambiental. Não esquecendo os quatro pilares fundamentais da educação: APRENDER A APRENDER, APRENDER A FAZER, APRENDER A ESTAR, APRENDER A SER.