- Início
- Municípios
- Águeda
- Município de Águeda viu Aprovada Candidatura ao Programa LIFE para Valorização do Rio Águeda
Município de Águeda viu Aprovada Candidatura ao Programa LIFE para Valorização do Rio Águeda
área de conteúdos (não partilhada)A candidatura visa a promoção da Qualidade Ecológica, da Continuidade Fluvial e da Sustentabilidade Económica, num investimento de 3,3 milhões de euros no rio Águeda, liderada pela Universidade de Évora, da qual o Município de Águeda é parceiro.
Foi recentemente contratualizado com a Comissão Europeia o projeto LIFE ÁGUEDA - Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga (LIFE16 ENV/PT/000411), que tem como objetivo principal a mitigação de obstáculos que estejam a limitar o habitat disponível para os peixes migradores no rio Águeda e melhoria da sua qualidade. Estas intervenções, a par com outras na área da gestão ripícola e da pesca, irão sobretudo beneficiar peixes migradores como o sável e a lampreia-marinha, que apresentam elevado valor socioeconómico e conservacionista.
Com um orçamento de cerca 3,3 milhões de euros e arranque formal no próximo dia 1 de agosto de 2017, o projeto é financiado a 60% pelo Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE), e cofinanciado com 300.000 euros pela EDP - Gestão da Produção de Energia S.A., tendo por alvo a implementação de soluções demonstrativas e inovadoras associadas aos objetivos da Diretiva Quadro da Água.
Com coordenação e supervisão técnico científica da Universidade de Évora e apoio do MARE –
Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, o projeto integra ainda como entidades parceiras, que irão desempenhar tarefas e trabalhos específicos, também financiados pelo LIFE, o Município de Águeda, o Município de Mora / Fluviário de Mora, a DOCAPESCA – PORTOS E LOTAS S.A. e a empresa de projeto AQUALOGUS – Engenharia e Ambiente, Lda.
Com a assinatura de contrato concluída, a reunião de pré-arranque do projeto teve lugar no passado dia 8 de junho e marcou o início dos trabalhos, que serão desenvolvidos ao longo dos próximos 5 anos, numa calendarização conjunta e integrada, esperando-se para início de agosto os primeiros trabalhos.
Gil Nadais, edil Aguedense, refere que “há 12 anos que procuramos voltar a cidade para o seu rio, valorizando-o e dinamizando-o. Com esta candidatura e os trabalhos previstos, as condições ecológicas e ambientais serão ainda mais melhoradas, habitats ripícolas recuperados e o rio ficará certamente melhor para a sua biodiversidade, mas também para ser vivido pelas pessoas”.
Para saber mais:
sobre o projeto LIFE-ÁGUEDA: Pedro Raposo (pmra@uevora.pt) / Catarina Mateus
(csmateus@fc.ul.pt, 919678462); Luis Jordão (luis.jordao.lemos@gmail.com, 939200733); e, Divisão de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Águeda (Célia Laranjeira - dv-as@cm-agueda.pt)
sobre o Programa LIFE: http://ec.europa.eu/environment/life/index.htm
sobre o Programa LIFE em Portugal: Isabel Lico, Agência Portuguesa do Ambiente
(life@apambiente.pt)
sobre a Diretiva Quadro da Água em Portugal: http://www.apambiente.pt/dqa/