- Início
- Municípios
- Águeda
- 4 a 30 de setembro :: Exposição fotográfica "MERCADORIA HUMANA" na Biblioteca Municipal Manuel Alegre
4 a 30 de setembro :: Exposição fotográfica 'MERCADORIA HUMANA' na Biblioteca Municipal Manuel Alegre
área de conteúdos (não partilhada)A exposição fotográfica "MERCADORIA HUMANA" do artista Pedro Medeiros vai estar patente na Biblioteca Municipal Manuel Alegre entre os dias 4 e 30 de setembro.
Saúde em Português - Associação de Profissionais de Cuidados de Saúde dos Países de Língua Portuguesa promove o projecto "Mercadoria Humana - Projecto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos", que tem como objetivos principais a prevenção, sensibilização, informação e consciencialização acerca da problemática do Tráfico de Seres Humanos para fins de exploração laboral e sexual, combatendo desta forma o alheamento da sociedade relativamente à natureza e opacidade deste fenómeno.
O artista Pedro Medeiros, autor da exposição fotográfica "MERCADORIA HUMANA", criou e captou a submissão e a devassidão como expressão de discriminação, violência e sentimento de perda do ser humano, palco da sociedade que critica mas teme simultânea e despudoradamente o impacto da divulgação e combate ao tráfico de seres humanos. Permitir que as pessoas sejam tratadas como mercadoria humana é contribuir para a sociedade desigual, fracturante e redutora, opressora e injusta.
Neste contexto, Saúde em Português convidou Pedro Medeiros, fotógrafo com actividade profissional sedeada em Coimbra, para concepção de uma exposição inédita de fotografia, interpretando e representando o tema central da campanha. Em resposta a este desafio, Pedro Medeiros criou um projeto de autor, constituído por um portefólio original de 8 imagens, propondo à Saúde em Português a apresentação deste conjunto de fotografias em formato de Instalação de Arte Pública.
A exposição na Biblioteca Municipal Manuel Alegre pretende de forma provocadora estimular um exercício de diálogo e comunicação, conciliando as interpretações do público com o contexto global da campanha "Mercadoria Humana - Projecto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos" e as preocupações do artista na concepção do projecto fotográfico.
Este projecto pretende criar uma maior proximidade com o público, reforçando a ideia da cidade como espaço vivo de reflexão, cidadania, participação cívica, convocando a população para um exercício de análise crítica e interacção comunitária.
A exposição fotográfica "MERCADORIA HUMANA" tem como intenção primordial a protecção das vítimas que todos os dias estão sujeitas às mais diversas formas de tráfico e exploração.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira entre as 10:00 e as 19:00 e aos sábados entre as 10:00 e as 12:30.