- Início
- Municípios
- Águeda
- Serviço de Voluntariado Europeu traz Jovens Europeus a Águeda
Serviço de Voluntariado Europeu traz Jovens Europeus a Águeda
área de conteúdos (não partilhada)O Centro de Juventude de Águeda, parceria entre a Câmara Municipal de Águeda e a Associação Psientífica, é um núcleo dinamizador e impulsionador da Juventude. Neste Centro ativador dos jovens, pode encontrar-se informação qualificada sobre oportunidades nacionais e europeias.
Atualmente estão em Águeda quatro jovens a desenvolver um projeto de voluntariado europeu ao abrigo do programa Erasmus+. O Erasmus+, no domínio da educação, formação, juventude e desporto, abrange tanto uma dimensão intra-europeia como uma dimensão de cooperação internacional.
Águeda ficou mais rica com a chegada de voluntários estrangeiros que estão na cidade a desenvolver atividades nas instituições locais. Entre o desenvolvimento de atividades intergeracionais na Quimeras & Aventuras – Associação e a promoção do respeito pelo outro através de atividades sobre multiculturalidade, estes jovens têm vindo a desenvolver ações junto de alunos 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Águeda e Agrupamento de Escolas de Águeda Sul.
As atividades que desenvolvem são benéficas para ambas as partes, pois os jovens têm oportunidade de colocar em prática os conhecimentos que têm vindo a adquirir em sessões sobre a preparação de projetos e planificação de atividades, e os participantes têm oportunidade de experienciar o contacto com jovens estrangeiros que trazem à cidade uma vivência diferente.
A Ronja Stief (alemã de 21 anos) diz que não escolheu vir para Águeda, mas foi Águeda que a escolheu porque cá diz sentir-se genuinamente feliz nesta cidade colorida de pessoas simpáticas e cuidadoras. O Nicolas Casablanca (espanhol de 24 anos) refere que em primeiro lugar pretende desenvolver cá as suas competências sociais e provar a si mesmo que é capaz de viver fora da sua cidade, Sevilha.
A Verónica Bellisario (italiana de 28 anos) decidiu optar por vir para Águeda porque queria fazer parte de algo que ajudasse outras pessoas e o Johannes Schranz (austríaco de 19 anos) aproveitou o convite da organização austríaca e veio para cá viver uma oportunidade única.
Engane-se quem pensar que a possibilidade de fazer voluntariado é só para estrangeiros, pois qualquer jovem da cidade terá acesso a informações sobre este tipo de iniciativas no Centro da Juventude!
Posteriormente os jovens irão marcar presença semanal nos Clubes Europeus e Clubes de Voluntariado da Escola Adolfo Portela, Escola Básica de Aguada de Cima e Escola Secundária Marques Castilho onde vão desenvolver atividades com os alunos no âmbito da educação não-formal numa aprendizagem bilateral.
Por isso, se for na rua e ouvir falar inglês, alemão, italiano e espanhol já sabe que são os jovens do Serviço de Voluntariado Europeu que estão no Centro da Juventude de Águeda.