- Início
- Municípios
- Águeda
- Aluimento de terras provoca cratera e obriga ao corte de troço do IC2
Aluimento de terras provoca cratera e obriga ao corte de troço do IC2
área de conteúdos (não partilhada)O IC2, na zona de Sérem, Macinhata do Vouga, está cortado ao trânsito nos dois sentidos desde ontem à noite, na sequência de um aluimento de terras que provocou uma cratera gigante naquele troço. Neste momento, o trânsito está a ser desviado por arruamentos locais e os percursos alternativos estão devidamente assinalados.
O alerta foi dado ontem à noite para a Proteção Civil que avisava para a queda de uma árvore naquela zona. Mais tarde, dá-se o abatimento da plataforma rodoviária, que obrigou ao corte da estrada. O aluimento de terras provocou ainda a queda de postes de eletricidade, o que levou ao corte do abastecimento da energia elétrica naquela zona, mas o serviço foi entretanto reposto.
Este troço do IC2 está cortado, não havendo, para já, qualquer previsão quanto à reabilitação da estrada. As equipas operacionais e de engenharia do IP, a quem cabe a intervenção a realizar, estiveram esta manhã no local a monitorizar a situação.
Esta é uma situação que causa alguma apreensão, até porque este é um dos principais eixos rodoviários do país, com um fluxo de tráfego muito grande. “Estamos numa zona difícil, já muito próxima da Ponte do Vouga, onde a orografia do terreno é complexa e todos os arruamentos, que agora servem de alternativa, são vias locais que não suportam o trânsito que é normal nesta zona, principalmente de pesados”, salientou Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, que está, desde a primeira hora, a acompanhar o processo e está em contato com a direção do IP para que seja encontrada uma solução o mais rapidamente possível.