- Início
- Municípios
- Águeda
- Águeda está no top 100 das melhores histórias de Destinos Verdes
Águeda está no top 100 das melhores histórias de Destinos Verdes
área de conteúdos (não partilhada)O LIFE Águeda foi destacado como um projeto referência na área da sustentabilidade ambiental
A Green Destinations elegeu o projeto LIFE Águeda como uma das 100 melhores histórias de Destinos Verdes. O anúncio acaba de ser feito por aquele organismo internacional que reconhece o LIFE Águeda como uma boa prática e referência mundial na área da sustentabilidade ambiental. O projeto vai ser votado na Conferência Global da Green Destinations, agendada para 10 a 12 de dezembro, no Chile.
A organização considera que o Município de Águeda apresentou um “projeto inovador e eficaz de destino que trabalha para um desenvolvimento turístico mais responsável”.
“Este é um reconhecimento internacional de um projeto que, sem dúvida, orgulha Águeda e os aguedenses, que liga a reabilitação dos rios à sua valorização e ao turismo de natureza”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que o Município tem desenvolvido um trabalho intenso nesta área, “na reabilitação de rios e ribeiras, utilizando técnicas de base natural”.
O projeto incide a sua ação na (re)naturalização do percurso fluvial e no restauro ecológico dos habitats naturais (rio e margens) ao longo dos rios Águeda e Alfusqueiro, que são “um exemplo de boas práticas”, como o atesta esta nomeação da Green Destinations.
Refira-se que este organismo informa ter recebido uma “coleção inspiradora de histórias de boas práticas de 45 países”, reconhecendo Águeda como um destino que implementa soluções que respondem aos desafios e problemas do turismo sustentável.
As intervenções realizadas no âmbito do LIFE Águeda - projeto desenvolvido pelo Município de Águeda sob coordenação da Universidade de Évora e apoio técnico-científico do MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente) - promovem a valorização do rio dos pontos de vista ambiental e turístico, levando o visitante a descobrir o rio e os seu valores naturais, ao mesmo tempo que promove o turismo acessível, de que é exemplo o e-CAR, que está disponível no Posto de Turismo e permite que uma pessoa de mobilidade reduzida possa acoplar a sua cadeira de rodas ao equipamento e visitar o rio e os seus espaços naturais.