-
Início
-
Municípios
-
Águeda
- Ampliação da rede de abastecimento de água da Alombada já iniciou
Ampliação da rede de abastecimento de água da Alombada já iniciou
área de conteúdos (não partilhada)
Obra, que comporta um investimento de 284 mil euros, vai servir 22 habitações e beneficiar cerca de 60 habitantes
Arrancou hoje, na Alombada, em Macinhata do Vouga, a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água à Alombada, na freguesia de Macinhata de Vouga, uma obra realizada pela AdRA – Águas da Região de Aveiro que, no total, implica um investimento de 283 606,55 euros e vai servir uma população de cerca de 60 habitantes.
O sistema prevê a execução de uma rede de abastecimento de água com 2,9 quilómetros e 22 ramais, que consiste no prolongamento da rede existente entre os lugares de Chãs e Alombada. Com esta obra, o Município de Águeda tem atualmente cobertura de abastecimento de água próxima dos 99%.
“Este é um benefício essencial para esta aldeia, que vai disponibilizar neste lugar, à imagem do que existe em todo o concelho, água potável de altíssima qualidade”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que este serviço é fruto de “grandes investimentos feitos pelos Municípios, seguidos depois pela AdRA”.
Com este investimento, num lugar mais isolado da freguesia, fica completo o abastecimento de água a Macinhata do Vouga e coloca a totalidade do concelho com uma taxa de cobertura praticamente total. “Andámos a tempo e temos um sistema operacional de confiança, que garante captação, tratamento e abastecimento de água com quantidade, mesmo na altura do verão, e qualidade”, frisou Jorge Almeida.
A obra que começou hoje na Alombada – e que se prolongará por 120 dias – junta-se a um conjunto amplo de investimentos que têm vindo a ser realizados no concelho, alguns dos quais em curso, sobretudo de saneamento básico e que contam com o colaboração da AdRA.
O Edil reafirmou a importância deste investimento na Alombada, que “garante melhores condições às populações”, salientando que a melhoria da pavimentação das estradas deste lugar, pela interferência que este tipo de obras implica, foi adiada até que a obra de abastecimento de água fosse feita. “Assim que a obra termine, levará piso novo”, garantiu.
Para Fernando Vasconcelos, Presidente do Conselho de Administração da AdRA, o investimento que está a ser feito na Alombada “corresponde a cerca de 13 mil euros por cada habitação que é servida por água, um investimento elevado que permite que os cidadãos abrangidos tenham a garantia de continuidade de um serviço que abastece água segura e de qualidade”. Esta é uma obra que “altera a qualidade de vida das pessoas”, frisou.
Pedro Marques, Presidente da Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga, demonstrou a satisfação de ter “esta aldeia servida pelo abastecimento de água. Agora aguardamos que passem estes 120 dias para podermos brindar com água a concretização deste projeto”.