- Início
- Municípios
- Águeda
- Alta do primeiro doente diagnosticado COVID positivo em Águeda
Alta do primeiro doente diagnosticado COVID positivo em Águeda
área de conteúdos (não partilhada)Não há, até ao momento, mais nenhum doente com diagnóstico positivo COVID-19, no concelho de Águeda, mantendo-se em dois os casos confirmados. O primeiro doente acaba de ter alta do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, regressando a casa, onde irá ficar em isolamento por mais 14 dias.
A Câmara Municipal de Águeda felicita o jovem que se torna no quarto caso de doente recuperado no país, desejando que tenha um restabelecimento total da sua saúde.
Há, no entanto, dezenas de pessoas a aguardar resultados laboratoriais, sendo que, até ao momento, todos os casos suspeitos com resultados conhecidos deram negativo na análise.
A Câmara de Águeda insiste no apelo para que os cidadãos tenham uma atitude consciente e responsável, com os cuidados de higiene e com a reserva social que tem sido proclamada. “É uma questão de saúde, da nossa e de todos os que estão à nossa volta”, reforçou Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda.
O Edil aguedense avançou que a Câmara está a dotar o Centro de Saúde de Águeda de todos os equipamentos e recursos necessários para que seja “um centro por excelência COVID, acolhendo os doentes suspeitos de terem contraído o Coronavírus, sem riscos para as equipas de saúde e para as pessoas”.
Entretanto, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga, pela carência de recursos humanos da UCSP Águeda III (um enfermeiro há já algum tempo, a que acrescem duas médicas em termo de maternidade e uma enfermeira ausente por gravidez) e que são anteriores ao Plano de Contingência COVID, decidiu encerrar a Unidade de Saúde Familiar (USF) de Travassô, sendo que equipa em serviço nesta unidade passará a reforçar a unidade de Recardães, sede da UCSP, servindo toda aquela área de residência.
Salientar que quem sentir qualquer sintoma compatível com a doença, deve contatar a rede Saúde 24 (808 24 24 24 ou atendimento@sns24.gov.pt). Em caso de dúvidas sobre assistência a familiares, baixas e quarentena, devem ligar 300 502 502.