- Início
- Municípios
- Águeda
- Câmara de Águeda atribui apoios de mérito desportivo
Câmara de Águeda atribui apoios de mérito desportivo
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Águeda entregou, hoje, apoios de mérito desportivo a 11 atletas e dois clubes, pelos seus desempenhos na época desportiva 2018-2019. Trata-se de um incentivo criado no ano passado, no âmbito do Código Regulamentar do Município de Águeda, e atribuído pela primeira vez este ano, num investimento global de 53.202,20 euros.
Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, salientou, na cerimónia, a entrega que atletas e clubes mantêm nas diversas modalidades, numa altura que tem sido difícil para todos, devido à paragem das várias atividades desportivas. “Que estes apoios possam ser vistos como um estímulo para que continuem a desenvolver a vossa atividade, com todo o empenho como até aqui”, disse o Edil.
Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, frisa que este apoio, para além de ser um contributo para a atividade de clubes e atletas, pretende distinguir o desempenho desportivo obtido. “Queremos premiar atletas e clubes pela afirmação de Águeda no panorama desportivo regional e nacional com um apoio que é essencialmente um reconhecimento pelos resultados alcançados e que em muito contribuem para o desenvolvimento do desporto no Município”, referiu Edson Santos.
O Vereador do Desporto salienta que a Autarquia pauta a sua ação, nesta área, pela promoção de políticas que se traduzam num aumento da prática da atividade física e desportiva por parte da população, sem restrições, porque o “Desporto é vida” e é para todos. Este é, assim, um incentivo à continuação do trabalho que atletas, clubes e associações desportivas fazem na promoção do desporto, nas várias modalidades, e na prática desportiva, seja federativa, amadora ou recreativa.
Também presente na cerimónia simbólica de entrega de diplomas, Brito Salvador, Presidente da Assembleia Municipal de Águeda, manifestou a sua satisfação pelos incentivos entregues aos desportistas e clubes, desejando que estes tempos de dificuldades que todos vivemos sejam rapidamente ultrapassados.
“Gostaríamos que esta fosse também uma gala de mérito, entregando estes diplomas com toda a distinção que todos mereciam, mas por ora tem de ser desta forma”, concluiu Edson Santos, referindo-se à contenção necessária na cerimónia pública hoje realizada no Salão Nobre da Câmara de Águeda.
Os diplomas entregues incluem o apoio de 5.552,20 euros ao Ginásio Clube de Águeda, pela vitória da equipa Sénior Feminina na época 2018/2019 da Taça Nacional da 2.ª Divisão de Basquetebol e pela participação nos respetivos campeonatos nacionais na época 2019/2020; e de 45.000 euros ao Recreio Desportivo de Águeda, pela permanência no Campeonato Nacional de Seniores (Futebol).
Quanto aos atletas, foram entregues um total de 2.650 euros a 11 atletas: Carla Reis, Campeã Nacional de 3.000m obstáculos pelo 3.º ano consecutivo (atletismo, 250 euros); Fábio Lopes, Vice-Campeão nacional 2019 C1 1.000m (canoagem, 150 euros); Hugo Costa, Campeão Nacional 2018/2019 KL2 200m (paracanoagem, 500 euros); João Ferreira, Campeão Nacional de sprint 2019, Vice-Campeão Nacional mass start 2019, segundo lugar ranking Taça de Portugal (Orientação em BTT, 500 euros); José Martins, Vice-Campeão de Trail (Orientação em BTT, 150 euros); Pedro Carvalho, Campeão Nacional de Fundo K1, 5000mt veterano A, Campeão Nacional de K2 1.000m Veterano A, Campeão Nacional de Regatas em Linha (k1, 1000mt) e Campeão Nacional de K4 500m veterano A (canoagem, 250 euros); André Santos, Campeão nacional de K2 1000m veterano A e campeão nacional de K4 500m (canoagem, 150 euros); António Brinco, Campeão Nacional de K4 500m veterano A (canoagem, 150 euros); António Monteiro, Campeão Nacional de K4 500m veterano A (canoagem, 150 euros); Ricardo Gomes, Vice-Campeão Nacional de Duatlo Cross (Atletismo, 150 euros); e Vítor Campos, Campeão Nacional de triatlo cross (Atletismo, 250 euros).