- Início
- Municípios
- Águeda
- Número de escolas do Município galardoadas com Bandeira Verde mais que duplica
Número de escolas do Município galardoadas com Bandeira Verde mais que duplica
área de conteúdos (não partilhada)A distinção da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa foi atribuída a 75% das escolas do Município
O número de escolas do Município de Águeda galardoadas com a Bandeira Verde, atribuída pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, mais que duplicou. Se, no ano letivo 2018/2019, eram seis os estabelecimentos de ensino reconhecidos como Eco-Escolas, em 2019/2020 são 15, o que corresponde a 75% das escolas do Concelho.
Estas 15 escolas que agora podem exibir a Bandeira Verde, que reconhece o trabalho desenvolvido na área da educação ambiental para a Sustentabilidade, representam a totalidade de estabelecimentos de ensino do Concelho de Águeda que se candidataram ao galardão no ano letivo 2019/2020. Entre estas escolas estão dois eco-agrupamentos, o de Valongo do Vouga e o de Águeda.
As escolas vencedoras, referentes a todas as candidaturas 2019/2020, são: EB de Águeda + Jardim de Infância; EB de Aguada de Cima; EB de Assequins; EB da Trofa, EB de Valongo do Vouga; EB Fernando Caldeira; EB1 da Borralha; EB1 de Macinhata do Vouga; EB1 de Reacrdães: EB/Secundária Marques de Castilho; Escola Secundária Adolfo Portela; Instituto Duarte Lemos; Jardim de Infância da Castanheira; Jardim de Infância da Giesteira; e Patronato da Nossa Senhora das Dores.
“É uma distinção que evidencia a consistência das políticas ambientais e em matéria de sustentabilidade que as escolas do concelho têm desenvolvido e que demonstra o trabalho e empenho das comunidades escolares no sentido de termos um futuro mais sustentável”, sublinhou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
Um indicador que serve de motivação para que mais escolas desenvolvam projetos na área da sustentabilidade ambiental e sensibilização para as questões climáticas. “Apostar, desde cedo, na educação ambiental é formar para uma maior consciência para estas matérias. É importante que as crianças percebam os impactos que as suas ações e atitudes têm no meio envolvente e estes projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Eco-Escolas permitem incutir esses valores nas crianças”, frisou Edson Santos, convidando as restantes escolas do Município a desenvolverem atividades para integrar futuras candidaturas.
As inscrições para o ano letivo em curso (2020/2021) já estão a decorrer. As escolas interessadas em apresentar a sua candidatura ou obter mais informações sobre o programa podem usar os seguintes contatos: ecoescolas@abae.pt ou dv-as@cm-agueda.pt.
De recordar que o Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE, que visa encorajar a realização de ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
A entrega das Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2020 terá lugar em Lisboa, no próximo dia 30 de outubro, no Fórum Lisboa (Areeiro), numa cerimónia que será realizada num formato adaptado à situação atual e onde será “reconhecido o trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade onde esta se insere”. A sessão será transmitida online pelo Facebook, Youtube e Página da ABAE.