- Início
- Municípios
- Águeda
- Centro Interpretativo das Magnólias inaugurado em Vale Domingos
Centro Interpretativo das Magnólias inaugurado em Vale Domingos
área de conteúdos (não partilhada)Espaço resulta de um projeto apresentado ao Orçamento Participativo de Portugal (OPP) e que cria, em Vale Domingos, um parque botânico e um espaço de integração social
O Centro Interpretativo das Magnólias, em Vale Domingos, foi inaugurado, na sexta-feira, numa cerimónia que contou com a presença do Executivo Municipal, nomeadamente Jorge Almeida, Edson Santos e João Clemente; do presidente da Associação Cultural e Recreativa de Vale Domingos, Ricardo Pereira; e da Diretora Regional do Centro da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Fátima Araújo Reis.
Este é um projeto do OPP, designado de “Parque Botânico de Vale Domingos”, que teve um investimento de 200 mil euros, e que tinha como objetivo a criação de um centro pedagógico, aberto a todas as pessoas, de qualquer idade e condição, transformando Vale Domingos numa aldeia turística “Capital mundial das Magnólias”.
Este projeto, por indicação do OPP, foi implementado pelo ICNF, em parceria com a Câmara Municipal de Águeda, com a colaboração da Associação de Vale Domingos, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, a Fundação da Mata do Buçaco e com o apoio das entidades locais e comunidade de Vale Domingos.
Para além da cerimónia de inauguração, este foi o momento para o ICNF entregar o projeto concluído à Câmara Municipal que, agora, o passou à Associação para que o possa utilizar e preservar. “Hoje é um dia de festa, amanhã é outro dia e vamos continuar a trabalhar, porque isto aqui é o princípio”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, reforçando que este projeto e tudo o que ele implica, com o envolvimento de toda a comunidade de Vale Domingos e o seu propósito de integração social, atrai a atenção de vários quadrantes.
“Esta comunidade deve manter-se unida e focada, porque todo este conjunto de projetos que se têm vindo a fazer aqui, toda a notoriedade, faz cair os olhos de muita gente e entidades sobre nós”, sublinhou o Edil, frisando que esta “é uma responsabilidade muito grande” e que deve ser assumida por todos: Junta de Freguesia, Câmara Municipal, Associação e comunidade.
Jorge Almeida lembra que a Câmara de Águeda apoia e está presente desde a primeira hora neste projeto, que está a mudar a imagem associada à comunidade de Vale Domingos.
“Este projeto, desde o início que é integrador e esta integração social que aqui se projeta é o grande desafio para as gerações futuras”, declarou o Edil.
Um projeto diferenciador
“Este projeto é um exemplo”, declarou Fátima Araújo Reis, diretora regional do Centro do ICNF, lembrando que, por norma, o papel do ICNF no OPP é de interlocutor, mas este caso em concreto obrigou o organismo a um envolvimento mais ativo.
Para a dirigente, “os projetos são as pessoas” e este em Vale Domingos “é um exemplo pelo resultado, pelo envolvimento do ICNF e pela colaboração entre a Câmara Municipal, o ICNF e a comunidade”, esperando que este espaço criado seja “um local muito aprazível para todos aqueles que o vierem a frequentar”.
Ricardo Pereira, presidente da Associação Cultural e Recreativa de Vale Domingos, agradeceu a todos os que contribuíram para a concretização deste projeto, nomeadamente o ICNF, a Câmara Municipal, os voluntários e a comunidade. “Sou uma pessoa diferente desde que começou este projeto e ganhei alguns amigos que são para a vida”, disse, frisando que, embora seja dia de inauguração, “temos muito trabalho pela frente para fazer”.