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Câmara de Águeda implementa projeto de prevenção do abandono escolar precoce
área de conteúdos (não partilhada)Projeto internacional está em fase piloto no Agrupamento de Escolas de Águeda Sul e deverá ser alargado a outras escolas do Concelho
A Câmara Municipal de Águeda, através do Centro de Juventude de Águeda (CJA), e o Agrupamento de Escolas de Águeda Sul (AEAS) estão a aplicar o teste piloto do projeto ACCESS, Erasmus +, que tem como objetivo principal combater de uma forma preventiva o abandono escolar precoce.
Desde 2018 que o CJA e o AEAS estão diretamente envolvidos no desenvolvimento de três etapas de implementação do projeto, que se encontra agora em fase de teste piloto. Nestas três fases, designados como “outputs” intelectuais, foram elaborados manuais onde estão descritas estratégias para os professores e mentores e que têm como objetivo o reforço da qualidade pedagógica e a inovação, através da melhoria das competências dos professores e da criação de um ambiente de aprendizagem positivo.
Neste momento, encontram-se envolvidos nesta fase do teste piloto 81 alunos, os professores das respetivas turmas e seis mentores do AEAS e do CJA.
Os diretores de turma envolvidos no projeto revelam notar já, nesta fase, uma melhoria tanto no comportamento dos alunos como no seu aproveitamento escolar.
“A implementação de algumas medidas relativas ao projeto ACCESS permitiu ao aluno reflectir sobre o próprio desempenho e identificar as suas próprias falhas”, começou por dizer Carlos Fonseca, um dos professores-mentores, especificando que essas falhas estavam maioritariamente relacionadas com o incumprimento de tarefas e a falta de assiduidade, que foram, de resto, acentuadas durante o ensino à distância, em sequência do encerramento da atividade letiva presencial como medida de contingência no combate à pandemia da Covid-19.
“Foram adotadas não só estratégias individuais de organização da aprendizagem, de autorreflexão e autorregulação, mas também estratégias de grupo-turma, com vista a uma melhor inclusão e integração dos alunos”, continuou o docente.
Para Carlos Fonseca, o papel do professor/mentor “é, sem dúvida, essencial e desafiante, uma vez que visa conduzir o aluno à sua autonomia, mas, ao mesmo tempo, o mesmo é confrontado com uma série de constrangimentos que limitam a sua ação”.
O objetivo que está na base deste projeto, que está a ser implementado em Águeda, passa por “levar o estudante a confrontar o seu desempenho de forma a eliminar práticas incorretas, promovendo não só o seu sucesso académico, mas também a valorização do indivíduo”.
Refira-se que este projeto continuará em execução até ao final do ano letivo, altura em que será feita a avaliação do impacto junto da comunidade educativa e serão divulgados os resultados. Pretende-se que, na sequência deste teste piloto, outras escolas e alunos do Concelho possam usufruir destas estratégias e assim reduzir o abandono escolar precoce, pelo que o objetivo é alargar a implementação destas medidas às restantes escolas do Município.