- Início
- Municípios
- Águeda
- VI Jornadas Internacionais de Turismo têm como tema “E agora… que futuro?”
VI Jornadas Internacionais de Turismo têm como tema “E agora… que futuro?”
área de conteúdos (não partilhada)No encontro, que acontece este ano nos formatos online e presencial, o Município de Águeda vai entregar, pela primeira vez, o galardão “Chapéu de Ouro”
“E agora… que futuro” é o tema de fundo das VI Jornadas Internacionais de Turismo, que este ano se realiza num modelo que junta o formato presencial com o online, estando agendadas para os dias 16 e 17 de julho, no Centro de Artes de Águeda (CAA).
Este evento acontece, anualmente e desde 2015, por altura do festival AgitÁgueda, sendo que, no ano passado, devido à situação pandémica e ao confinamento social, não se realizou. “Este ano, optámos por organizar as Jornadas neste modelo híbrido, possibilitando que as pessoas possam assistir ao evento e a partir de qualquer local do mundo”, disse Edson Santos.
Para o Vice-Presidente da Câmara de Águeda, tendo em conta as dificuldades que este setor atravessa, por força do contexto da pandemia, era “de extrema relevância a realização deste evento”.
Assim, nesta 6.ª edição das Jornadas Internacionais de Turismo, vão ser abordadas algumas temáticas como a inovação, a sustentabilidade, o turismo de natureza, de aventura, entre outros.
A sessão de abertura está marcada para as 9h30 do próximo dia 16 de julho, no CAA, com Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda; Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal (a confirmar); e, em formato online, Cláudia Monteiro de Aguiar, deputada no Parlamento Europeu, membro da Comissão de Transportes e Turismo, que irá abordar “O novo mundo do turismo | Os passaportes verdes”.
O programa detalhado está disponível em https://www.cm-agueda.pt/regiaodeaveiro/uploads/writer_file/document/6073/jornadas.html e as inscrições em https://a.beamian.com/#/event/vi-jornadas-internacionais-de-turismo.
Chapéu de Ouro do Município
No âmbito das Jornadas Internacionais de Turismo, este ano e pela primeira vez, vai ser atribuído o galardão “Chapéu de Ouro”, que pretende distinguir com relevância aqueles que, pelo seu trabalho e dedicação, tenham contribuído em 2020 para o desenvolvimento do setor turístico.
O galardão, que tem o símbolo do chapéu pela referência e identidade com a cidade de Águeda, reconhecida (inter)nacionalmente como o Município dos “chapéus coloridos”, vai ser entregue na sessão de encerramento das Jornadas, num momento que será carregado de simbolismo. A cerimónia está agendada para as 16 horas, do próximo dia 17 de julho, no Centro de Artes de Águeda.