- Início
- Municípios
- Águeda
- Ambiente & Sustentabilidade :: Nações Unidas reconhecem Águeda como Comunidade Habitável
Ambiente & Sustentabilidade :: Nações Unidas reconhecem Águeda como Comunidade Habitável
área de conteúdos (não partilhada)O Município de Águeda foi distinguido no passado dia 2 de dezembro, com o primeiro prémio da categoria “Melhores Práticas Ambientais” dos prémios Internacionais para as Comunidades Habitáveis (Liveable Communities) e o prémio Prata na categoria A 'Cidades com população até 20.000 habitantes', elevando o nome do município e do país internacionalmente.
O Município de Águeda foi distinguido no passado dia 2 de dezembro, com o primeiro prémio da categoria “Melhores Práticas Ambientais” dos prémios Internacionais para as Comunidades Habitáveis (Liveable Communities) e o prémio Prata na categoria A 'Cidades com população até 20.000 habitantes', elevando o nome do município e do país internacionalmente.
Naquela que é considerada como os “Óscares Verdes”, a única competição mundial para as comunidades locais que se centram na gestão ambiental e criação de comunidades habitáveis, Águeda - único finalista português – afirmou-se no evento apoiado pelas Nações Unidas, e que juntou representantes de mais de 60 comunidades finalistas do mundo inteiro, cerca de 600 participantes.
O município Aguedense apresentou a candidatura durante o primeiro semestre de 2013, tendo chegado às finais após uma seleção prévia de todas as candidaturas. O evento, entre 28 de novembro e 2 de dezembro, contou com a participação de Gil Nadais (presidente da edilidade) e da técnica municipal, Célia Laranjeira, que defenderam os projetos de Águeda, ao longo de quatro dias de avaliação, perante um painel de especialistas de renome mundial no campo da gestão municipal e ambiental, e representantes das Nações Unidas. Águeda, única cidade Portuguesa finalista, arrecadou ainda, o prémio de prata na Categoria A (População até 20.000 habitantes), logo atrás de Inis Oirr, uma ilha na República da Irlanda, habitada por 252 pessoas (medalha de ouro), e à frente do Agrupamento de Desenvolvimento da Comunidade de Learmont, na Irlanda do Norte (bronze), e de mais 11 candidaturas finalistas, oito das quais da China.
Gil Nadais enaltece os prémios recebidos e a oportunidade de afirmar Águeda e os Aguedenses perante a comunidade internacional, referindo que “estes são o reconhecimento do trabalho realizado para promover o desenvolvimento harmonioso e sustentável entre sociedade, economia e natureza. São ainda um estímulo para continuar a fazer mais e melhor por Águeda”. Os Aguedenses são encorajados a participarem ativamente no desenvolvimento urbano e comunitário. Graças aos seus próprios esforços e colaboração internacional, Águeda tornou-se numa comunidade acolhedora com um sistema ecológico saudável, com qualidade de vida e ambiental e uma crescente sensibilização do público para o ambiente.
Para além destes quatro projetos, participaram outros 17, da África do Sul, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Emiratos Árabes Unidos, Indonésia, Itália, República Checa (1 cada), Filipinas (2) e China (7).
Os LivCom, lançados em 1997 e apoiados pelo Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas, vão na 17.ª edição e são realizados anualmente em três categorias que abrangem Vilas e Cidades (este ano foram 42), Projetos Sustentáveis (52) e um denominado prémio de Bolsa (6), que este ano contemplou uma candidatura de Pasig, nas Filipinas.
Estes prémios foram criados com o objetivo de encorajar as melhores práticas, inovação e liderança criando desta forma, uma comunidade vibrante e ambientalmente sustentável que melhore a qualidade de vida dos seus habitantes.
A participação nos LivCom Awards aumenta o perfil internacional da comunidade Aguedense (a exemplo, Águeda receberá durante o próximo ano visitantes do Reino Unido e da Arábia Saudita participantes neste evento) e proporcionando a oportunidade de ficar a conhecer as Melhores Práticas Internacionais na área de gestão ambiental local, bem como de dar a conhecer o que melhor se faz localmente.
Os LivCom Awards abrangem cinco categorias populacionais e avaliam as candidaturas em 6 critérios de avaliação distintos. Para mais informações: http://www.livcomawards.com/