- Início
- Municípios
- Águeda
- Educação :: Município de Águeda leva o Arqueólogo às Escolas
Educação :: Município de Águeda leva o Arqueólogo às Escolas
área de conteúdos (não partilhada)"O Arqueólogo vai à Escola" é uma iniciativa da autarquia que procura promover de forma didática e interativa, junto dos jovens, a preservação da memória e identidade coletiva, usando a história e a arqueologia local como referências de todo um património histórico e arqueológico.
Ao longo da última semana do 2º período escolar quase duas centenas de alunos do 7.º ano, do Instituto Duarte Lemos e do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, participaram nesta iniciativa da autarquia.
O feedback dos alunos e professores foi bastante positivo, patenteado no interesse e entusiasmo demonstrado ao logo das sessões. A temática da iniciativa enquadra-se no programa escolar da disciplina de História do 7.º ano de escolaridade, quer de forma introdutória durante o início das aulas, quer ao longo dos dois primeiros períodos como complemento da matéria ministrada.
"O Arqueólogo vai à Escola" surgiu como um meio de divulgar e de alertar a consciência cívica dos jovens para o património. É uma atividade didática e interativa, onde se evidencia a importância da história e da arqueologia, tendo como complemento uma mala com réplicas de materiais arqueológicos correspondentes a diferentes períodos que vão desde o paleolítico à romanização.
“Se, com estas iniciativas, conseguirmos criar uma consciência patrimonial nos jovens, certamente que vamos formar uma geração empenhada na preservação e divulgação do nosso património histórico e arqueológico”, afirmou o arqueólogo da autarquia.