- Início
- Municípios
- Águeda
- Programa de residências artísticas quer receber novos talentos
Programa de residências artísticas quer receber novos talentos
área de conteúdos (não partilhada)“Open call” está a decorrer e as candidaturas podem ser feitas até dia 25 de março. As residências artísticas vão decorrer de 9 a 16 de abril
Está a decorrer uma “open call” para que o AGITLab (programa de residências artísticas apoiado pela Câmara Municipal de Águeda) receba, entre os dias 9 e 16 de abril próximo, um grupo de oito jovens para desenvolverem projetos em diferentes áreas e expressões artísticas, no âmbito da segunda edição do Programa Órbita – Renovação.
Durante estes oito dias, o grupo irá partilhar e cruzar as suas práticas e pensamentos artísticos, para além de conviverem num mesmo espaço e onde vão poder ter a experiência de viver numa comunidade artística.
“Queremos que estes jovens vivam a liberdade do pensamento e sentido artístico, num ambiente criativo, onde possam desenvolver os seus projetos com total desprendimento estético”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que estas residências enquadram-se no alinhamento estratégico municipal de apoiar iniciativas que promovam Águeda como um concelho produtor de arte e cultura.
Neste programa de residência artística, que vai decorrer no espaço do AGITLab, no Parque de Alta Vila, e que tem como tema de fundo “Práticas Artísticas Colaborativas”, os participantes vão realizar dinâmicas de formação cruzadas, de forma a que cada um possa experimentar os exercícios-base das diferentes expressões artísticas. Deste modo e para que esta dinâmica seja possível, um dos requisitos desta “open call”, a par da autonomia e abertura à experiência, é a diversidade disciplinar.
Durante estes oito dias de residência, estão previstas duas sessões com tutores externos que irão trazer as suas práticas e questões ao grupo, procurando, com isso, desbloquear os processos criativos e sensibilizar para a temática da edição, promovendo debates e partilha (teórica e prática).
Refira-se que esta residência artística surge no âmbito do Festival Súbito, dirigido por Beatriz Sarmento e Joana Couto, que criaram o Programa Órbita, que visa promover a relação entre a arte e a comunidade.
Os interessados em formalizar uma candidatura devem fazê-lo até ao próximo dia 25 de março, através de formulário próprio, disponibilizado em https://lnk.bio/festival.subito, sendo que a comunicação dos resultados será feita no dia 28 de março. As residências artísticas vão iniciar entre os dias 9 e 16 de abril.
Para qualquer dúvida e/ou solicitar informações, os interessados devem usar os seguintes contactos: agitlab@cm-agueda.pt ou agitlabresidence@gmail.com.