- Início
- Municípios
- Águeda
- Câmara entregou Tablets a Alunos no Projeto-piloto Águeda Educação+
Câmara entregou Tablets a Alunos no Projeto-piloto Águeda Educação+
área de conteúdos (não partilhada)
O Presidente da Câmara Gil Nadais e a Vereadora da Educação Elsa Corga entregaram, no passado dia 3 de dezembro, 40 tablets a alunos de duas turmas (uma do 5.º e outra do 6.º ano) da EB2,3 Fernando Caldeira, no âmbito projeto-piloto Águeda Educação+ promovido pela Autarquia de Águeda.
Na oportunidade, o Presidente da Câmara explicou aos alunos que “com este projeto que inicia convosco, pretendemos que tenham as melhores condições para aprenderem com sucesso e que isso vos traga da mesma forma os melhores resultados no futuro”, mas não deixou de lembrar que “devem cuidar da melhor da melhor maneira possível do tablet que recebem hoje, pois é a vossa ferramenta de trabalho não só para este ano mas para os próximos anos de escolaridade”. O edil deixou também a promessa de voltar à escola para saber dos progressos do projeto.
Os professores das duas turmas tiveram formação específica para a nova realidade em sala-de-aula, de forma a poderem explorar ao máximo com os alunos as potencialidades oferecidas por estas ferramentas tecnológicas.
A nível internacional tem-se vindo a trabalhar no sentido de fazer evoluir o ensino, procurando dar resposta a um aumento da eficiência do mesmo e às necessidades de conhecimentos e competências que se exigem aos nossos jovens. Será importante passar-se para um novo modelo de ensino que vise tornar mais eficiente o trabalho dos professores e que conquiste os alunos para o trabalho interativo com professores e colegas, promovendo igualmente o trabalho em casa com a colaboração e envolvência da família.
O projeto-piloto Águeda Educação+, que inicia agora com uma turma do 5.º ano e outra do 6.º, não é mais do que “salas de aula com sistemas tecnológicos integrados de hardware, software e plataformas de ensino que deverão constituir o núcleo do ecossistema escolar focado na componente ensino e aprendizagem”. Pretende-se com o projeto-piloto Águeda Educação+ desenvolver um trabalho de melhoria contínua da pedagogia e das tecnologias, assegurando a eficiência e evidenciando a evolução da qualidade do ensino e da aprendizagem como resultado do uso do novo modelo pedagógico e tecnológico que se implanta com este modelo.
As tecnologias de informação aplicadas à Educação permitem a implementação de novos modelos de ensino e aprendizagem, em sala de aula e em casa, com envolvimento dos encarregados de educação, com recurso a conteúdos digitais multimédia e plataformas de apoio ao ensino e aprendizagem e a um conjunto de ferramentas que permitem criar um ensino de nova geração que se pretende muito mais eficiente e que caminhe na direção de um ensino que potencialize todas as capacidades das crianças e dos jovens e os prepare para os desafios do mundo atual.