- Início
- Municípios
- Águeda
- Povo Que Lavras na Serra
Povo Que Lavras na Serra
área de conteúdos (não partilhada)Espetáculo comunitário participativo, criado a partir do (e no) território serrano do concelho, cuja Serra do Caramulo é elemento omnipresente, convocando o seu património material e imaterial, as memórias e a identidade, quer coletiva, quer de algumas pessoas marcantes cujas biografias de vida possam enriquecer o projeto, mas transcendendo-o.
A partir dessas recolhas, mas não se cingindo às mesmas, será constituído um corpo narrativo e dramatúrgico (e musical) que será trabalhado pelos dinamizadores do projeto, quer com os músicos da banda filarmónica, quer com os elementos do rancho folclórico e demais participantes do projeto nas comunidades envolvidas. A estes juntar-se-ão alguns músicos e atores convidados por parte da d’Orfeu (a confirmar).
O espetáculo final, no dia 10 de novembro, consistirá num percurso pela serra, uma transumância musical (ver imagens) e terá como dispositivo cénico uma carrinha de caixa aberta onde estarão os músicos. Terá pontos de paragem em vários locais, onde serão apresentados pequenos momentos teatrúsicos (os tais que serão criados com a comunidade, mas não só), e paralelamente contará com dois momentos de convívio gastronómico (um por cada freguesia parceira), trazendo o espírito do São Martinho e do magusto à festa, partilhando os momentos com familiares, amigos e público em geral.
Com início na Urgueira, a carrinha segue para Macieira de Alcôba, Cabeço do Cão, Castanheira do Vouga e termina em Belazaima do Chão