- Início
- Municípios
- Águeda
- PROVA DE VINHO DE PRODUTORES [Org.: Associação Etnográfica Os Serranos]
PROVA DE VINHO DE PRODUTORES [Org.: Associação Etnográfica Os Serranos]
área de conteúdos (não partilhada)Em 18 de Março está aprazado o encontro em Bolfiar, para o almoço dos provadores, onde se casa a substância gastronómica com o espírito da vitivinicultura tradicional. É ainda oportunidade para expor e votar as fotografias do raid enCONTRA AS MIMOSAS. Todavia, com este casamento, a Associação Etnográfica Os Serranos procura levar ao altar mais alto a promoção de uma actividade tradicional da região, secular e com importância na economia local.
Os pequenos produtores tradicionais têm vindo a afirmar-se e a resistir através de uma selecção natural, pela qualidade. Na região serrana do concelho de Águeda, são dezenas os que têm resistido ao abandono desta actividade tradicional, com saberes acumulados ao longo de séculos e que nos últimos anos tem evoluído qualitativamente com a adaptação das melhores castas aos terrenos xistosos das colinas ensolaradas de Agadão e ao microclima barrento de Belazaima do Chão.
O aparecimento de gerações mais novas que conservam o apego à terra e às suas produções, evoluindo em matéria de aprendizagem e na modernização dos meios de produção, porém conservando a essência do produto final, é merecedor de todo o apoio promocional e da exposição a que a qualidade atingida seja devidamente premiada.
O almoço oferece uma ementa que a sabedoria serrana também leva ao altar maior: cozido à portuguesa e chanfana. O primeiro prato é um festim que começa no curral, seleccionando um animal que há-de ter pinta e maturidade para tão dura prova, depois a preparação das carnes e até o seu corte, fazem parte dos rituais preparatórios que são determinantes no resultado final. A chanfana também exige uma vida inteira de um ovino, derriçando carqueija e folhas de ervedeiro, contornando as escarpas que os cabritos saltam, até repousar numa maceração de vinho bom e banha de porco, rodeado de aromas serranos de louro, salsa, alho, cebola e outros segredos locais, dizem que são catorze, ao todo.
A tarde do dia 18, em Bolfiar, vai ser longa, pois a digestão há-de ser feita com música e bailarico também tradicional, animada pelas gaitas de foles, concertinas e muita força de cordas a vibrar nos cavaquinhos, toeiras e violas; tudo ao toque do bombo.
Para este almoço-convívio que inclui votação das fotografias do raid das mimosas e a prova cega de vinhos da lavra de 2011, as inscrições terão que ser feitas até ao dia 16 de Março, pelos telefones 962074946, 934718218 ou para serranoscaramulo@sapo.pt. A participação custa 15 € ou menos para os sócios da Associação Etnográfica Os Serranos.
12:00