- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- “Sob a Terra” recorre às artes para sensibilizar sobre os incêndios
“Sob a Terra” recorre às artes para sensibilizar sobre os incêndios
área de conteúdos (não partilhada)Sensibilizar as pessoas para a necessidade de proteger e valorizar a floresta é um dos objetivos de “Sob a Terra”, um espetáculo transdisciplinar que o Cineteatro Alba apresenta a 29 de janeiro, pelas 18h00.
Em palco, encontramos umas figuras absurdamente donos do seu nariz, que só se preocupam com o que é seu. Quebrar rotinas e comportamentos de risco é uma ilusão na sua aldeia. A irresponsabilidade e a ignorância imperam, mesmo quando há quem procura chamar a atenção face ao perigo. Aqui, nada é natural, só o comportamento é que é naturalmente absurdo. No final, só se espera que nada voltará a ser igual porque a culpa, não morre solteira.
“Sob a Terra”, uma criação Leirena Teatro, resulta da transdisciplinaridade de várias artes - teatro, música, artes visuais e multimédia. O espetáculo procura sensibilizar as pessoas acerca de um problema urgente que são os incêndios e chamar a atenção para a realização de boas práticas na utilização do fogo e para a proteção e valorização da floresta através de uma dramaturgia dividida em três atos.
A encenação é de Frédéric Da Cruz Pires, com música ao vivo de Surma e projeção de desenho digital em tempo real pelo artista Nuno Viegas. “Sob a Terra” é uma coprodução AGIF - Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais, República Portuguesa - XXIII Governo, Ministério da Cultura e Direção Regional de Cultura do Centro.
A entrada no espetáculo é gratuita, mas sujeita ao levantamento de ingresso e à lotação da sala.
Fotografia: Carlos Gomes