- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- “Cinemateca” traz o cinema para a esfera da dança
“Cinemateca” traz o cinema para a esfera da dança
área de conteúdos (não partilhada)Bruno Alexandre, intérprete da Companhia Olga Roriz, apresenta a sua criação original “Cinemateca" no palco do Cineteatro Alba a 2 de fevereiro. O espetáculo de dança tem início às 22h00, com entrada gratuita.
“Cinemateca” teve um ponto de partida: entrevistas a realizadores, como Fritz Lang, John Cassavetes, Federico Fellini, Ingmar Bergman e Aki Kaurismäki. Ao invocar o cinema como matéria de trabalho, ao usar estes discursos/entrevistas, Bruno Alexandre pretendeu criar em palco um corpo que se associa à palavra e ao som, criando um universo simbólico e referencial ao cinema.
Aqui, o corpo configura-se e desconfigura-se perante a multiplicidade de imaginários proporcionados pelas palavras dos realizadores escolhidos para integrarem o património desta peça. Ao artista, interessou pesquisar o lado mais emocional do cinema, do choro e do riso, do grito e do suicídio, do êxtase e do júbilo. Ao confrontar-se com estas hipóteses, que tanto estão do lado do espetador como do realizador, assumiu uma escolha musical que se pode referir como épica, com o intuito de se imiscuir num contexto emotivo do qual não pode escapar.
Bruno Alexandre nasceu em 1977 e é licenciado em Dança - Ramo Espetáculo pela Escola Superior de Dança. Desenvolveu a sua formação no C.E.M. – Centro em Movimento e no Fórum Dança em aulas e workshops. Trabalhou com Filipa Francisco no espetáculo “A Viagem” e com Tiago Rodrigues/ Companhia Instável em “Assim, tipo...dança contemporânea”. Foi também intérprete do espetáculo “Lugar Vagon”, premiado pelo Clube Português de Artes e Ideias e apresentado no festival Citemor. Atualmente é intérprete da Companhia Olga Roriz.
No final do espetáculo, Bruno Alexandre estará à conversa com o público sobre o seu processo criativo.