- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Vilarinho de S. Roque implementa plano de valorização como Aldeia de Portugal
Vilarinho de S. Roque implementa plano de valorização como Aldeia de Portugal
área de conteúdos (não partilhada)A Carta de Compromisso de Adesão de Vilarinho de São Roque à Rede “Aldeias de Portugal” foi assinada, ontem, 23 de fevereiro, no CARA – Centro de Atividades Radicais e Ambientais. Foram subscritores da Carta a ATA – Associação de Turismo de Aldeia, a AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro/Gal Aveiro Norte, o Município de Albergaria-a-Velha, a Junta de Freguesia de Ribeira de Fráguas e a AVILAR – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Aldeia de Vilarinho de São Roque.
A Carta de Compromisso de Adesão à Rede “Aldeias de Portugal” define o compromisso coletivo de valorização de Vilarinho de São Roque, concretizando a sua adesão â Rede de Aldeias de Portugal, em conformidade com o previsto no Caderno de Normas das Aldeias de Portugal e com o seu Plano de Valorização específico. Este último define a ideia coletiva para o desenvolvimento da Aldeia de Vilarinho de São Roque, centrando-se na valorização do património natural e imaterial (tradições) e numa reflexão sobre os seus elementos identitários, como os moinhos/açude, a canastra/eira/palheiro, a igreja e o Rio Fílveda.
Para o ano de 2023, estão programadas várias atividades, com destaque para o evento “Vilarinho em Festa”, a ter lugar a 17 de junho. Neste dia, haverá um percurso de peddypaper, música, dança, uma demonstração de funcionamento do moinho, a limpeza do rego de lavoura, o almoço e jantar na casa dos habitantes, entre outras iniciativas. O plano de ação inclui também a realização de oficinas - coro e espantalhos - e a valorização do património imaterial associado à malha e à desfolhada.
Vilarinho de São Roque, classificada em 2012 como “Aldeia de Portugal”, encontra-se envolvida por paisagens idílicas, preservando um passado de tradições observável, ainda, em parte do seu edificado, nas suas gentes, cultura, usos e costumes, bem como na ruralidade e genuinidade ainda tão vivas.