- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Ler e Escrever para (Trans)formar
Ler e Escrever para (Trans)formar
área de conteúdos (não partilhada)Encontram-se abertas as inscrições para a nona edição do Encontro “Para Além de Princesas e Dragões: A Biblioteca e a aprendizagem criativa”, a ter lugar nos dias 17 e 18 de março no Cineteatro Alba e Biblioteca Municipal.
O evento é promovido pelo Município de Albergaria-a-Velha, através do SAC - Serviço de Aprendizagem Criativa, e pela Rede de Bibliotecas do Concelho, com o apoio da Coordenação Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares e do Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Aveiro e de Albergaria-a-Velha.
O Encontro de 2023 tem como tema “Ler e Escrever para Trans(formar)” e visa promover a leitura e a escrita, competências basilares pela sua transversalidade no quotidiano escolar, através de estratégias inclusivas, transformadoras e que contribuam para fomentar o prazer de ler/escrever e para o desenvolvimento da compreensão e do hábito leitor/escritor interventivo.
Em cada um dos dias, o encontro formativo iniciará com um painel constituído por 3 oradores, seguindo-se 4 oficinas práticas a decorrerem em simultâneo. No dia 17, após a sessão de abertura, o primeiro painel terá início às 15h00, sendo abordados os temas “Semana da Leitura: como a promoção da leitura também é didática”, com Andreia Brites; “Como dar lugar aos dragões nos livros álbum”, com Ana Mourato e “Mediação leitora e inclusão”, com Miguel Horta. A moderação estará a cargo de José Saro.
Pelas 17h00, terminada a pausa para o café, começam as quatro oficinas práticas, no Cineteatro Alba e na Biblioteca Municipal, podendo cada formando escolher apenas uma. Elas são: “Intencionalidade dos desafios de leitura: como integramos as ações únicas em processos de continuidade”, pro Andreia Brites; “Ferramentas para mediação leitora em contextos de exclusão”, por Miguel Horta; “Dinâmicas práticas para abordar, e conter, os dragões da literatura para a infância”, por Ana Mourato; e “Uma mão cheia de palavras”, por Isabel Peixeiro.
A finalizar o primeiro dia do encontro, haverá um jantar convívio, seguindo-se uma tertúlia performativa no Cineteatro Alba com os contadores de histórias Ana Lage e Rodolfo Castro, com início às 21h00.
No sábado o painel 2 terá início às 10h00 no Cineteatro Alba com as intervenções “Parar, Escutar e Olhar”, por Ana Pessoa; “Nós Voz Eles”, por Miguel Gouveia; e “Mão Verde”, por Capicua, com moderação de Isabel Nina. Ao meio-dia, será apresentado o livro “À Descoberta de Albergaria-a-Velha”, de Maria João Figueiroa Rego e, aos o almoço livre, pelas 14h00, os participantes poderão descobrir algumas das referências do livro, num percurso entre a Biblioteca Municipal e o Cineteatro Alba.
As oficinas, com início às 15h00, são: “Autoficção: escrever para viver (um pouco mais)”, por Ana Pessoa; “Ferramentas para a mediação leitora em contextos de exclusão”, por Miguel Horta; “Uma mão cheia de palavras”, Isabel Peixeiro; e “Uma história através de imagens: de palavras ao acaso à construção de uma narrativa visual”, por Carlo Giovani.
A finalizar o Encontro “Para Além de Princesas e Dragões: A Biblioteca e a aprendizagem criativa”, o espetáculo “Mão Verde II”, pelas 18h00, no Cineteatro Alba. Os artistas Capicua, Pedro Geraldes, Francisca Cortesão e António Serginho apresentam o novo disco, convidando “verdes e maduros a dançar como se ninguém estivesse a ver, enquanto aprendem mais sobre as ervas, as borboletas, a fruta da época e tudo o que tem a ver com a natureza”.
Salienta-se ainda que, durante os dois dias do encontro, os participantes podem visitar livremente duas exposições – “Rimas Salgadas”, de Miguel Horta, na Biblioteca Municipal, e “Forma Volume – a ilustração para além do plano bidimensional”, de Carlo Giovani.
O Encontro “Para Além de Princesas e Dragões” proporciona uma formação acreditada de 15 horas a docentes de todos os níveis de ensino, com vagas limitadas. O preço de inscrição é de 10 euros, acrescido de 15 euros para quem quiser participar no jantar convívio na noite de 17 de março. A inscrição só ficará validada após a receção do comprovativo do pagamento e a indicação do nome do formando inscrito, ao que se segue contacto por email com confirmação da inscrição. A validação da inscrição concede o direito a um bilhete para o concerto Mão Verde II, para uso próprio e intransmissível.
As inscrições encontram-se abertas até ao dia 9 de março, através do preenchimento do formulário online. O programa completo e a ficha de inscrição encontram-se disponíveis aqui.