- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Projeto Albergaria-A-Verde Recicla certificou 224 empresas em 2022
Projeto Albergaria-A-Verde Recicla certificou 224 empresas em 2022
área de conteúdos (não partilhada)A 2.ª edição do Projeto Albergaria-a-Verde Recicla, que contou mais uma vez com a aprovação e apoio da Sociedade Ponto Verde, certificou 224 empresas de Albergaria-a-Velha em 2022 e aumentou em 12% a percentagem de novas empresas a aderir à Recolha Seletiva Porta-a-Porta, desenvolvida em parceria com a ERSUC.
Os resultados foram apresentados na cerimónia oficial de entrega dos Certificados Albergaria-A-Verde Recicla, que decorreu a 24 de março, na Biblioteca Municipal.
O Certificado Recicla visa incentivar as empresas a dinamizarem um conjunto de atitudes e ações que, envolvendo todos os agentes das empresas, permite melhorar os índices de reciclagem e contribuir para a mudança de comportamentos ambientalmente sustentáveis. Das 224 empresas certificadas, 28 receberam a designação Platinum, 63 Gold e 133 Silver. As empresas Platinum possuem ecopontos nas instalações; efetuaram, pelo menos, uma ação de sensibilização junto dos colaboradores; e aderiram a um operador de gestão de resíduos licenciado. As empresas Gold, por seu lado, possuem ecopontos; realizaram, pelo menos, uma ação de sensibilização; e aderiram à recolha seletiva Porta-a-Porta. Finalmente, as empresas Silver têm ecopontos e puderam optar entre uma ação de formação ou a adesão à recolha seletiva Porta-a-Porta.
Além da certificação das empresas, a 2.ª edição do Projeto Albergaria-a-Verde Recicla contemplou uma Ação de Sensibilização Digital para as boas práticas de reciclagem. Nas redes sociais do Município, foram divulgados conteúdos digitais ao longo de 4 meses e oferecidos 210 artigos promocionais da campanha (“giveaways”) e 1000 ecobags. No total, a Ação de Sensibilização Digital registou 370 mil visualizações.
Perante estes resultados, José Calhoa, Administrador da ERSUC, classificou a ação do Município como excelente e salientou que se está perante um Concelho que abarca os três componentes da sustentabilidade – o ambiente, a economia e a sociedade – com o sucesso a dever-se à participação da comunidade Albergariense.
O Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, agradeceu aos empresários pela sua adesão ao programa e destacou a evolução positiva da reciclagem no Município. Não obstante a produção de resíduos ter aumentado 20% desde 2015, a percentagem da recolha seletiva triplicou em relação a este ano, sendo cerca de 15% atualmente. “Estamos a fazer a diferença, mas são vocês que nos ajudam. Ninguém faz nada sozinho”, referiu.
Através de uma mensagem via vídeo, a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais, louvou o trabalho de sensibilização ambiental efetuado junto das empresas locais e afirmou que a iniciativa Albergariense pode inspirar outros Municípios.