- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Centro de Interpretação da Pateira de Frossos celebra 1.º aniversário
Centro de Interpretação da Pateira de Frossos celebra 1.º aniversário
área de conteúdos (não partilhada)O Centro de Interpretação da Pateira de Frossos (CIPF) comemora o seu primeiro aniversário a 22 de abril. A partir das 15h00, o equipamento municipal de promoção do Ambiente e do Turismo Sustentável vai estar de portas abertas para receber todas as pessoas que queiram conhecer os diferentes espaços – incluindo o Jardim Didático – ou participar nas oficinas de promoção de produtos naturais da Pateira.
A festa de aniversário do CIPF é uma das atividades em destaque na programação do 2.º trimestre de 2023 que, além de iniciativas realizadas a pedido de instituições e empresas, apresenta ações para o público em geral, de participação gratuita.
No âmbito da “Semana das Espécies Invasoras 2023: Portugal & Espanha”, vai ser realizado um passeio interpretativo a 14 de maio, pelas 9h00, onde os participantes poderão aprender a distinguir as espécies autóctones das espécies exóticas invasoras e fazer a sua georreferenciação. Já a 20 de maio, a partir das 15h00, comemora-se o Dia Mundial das Abelhas e o Dia Internacional do Chá com uma oficina de infusões com plantas locais, onde será ainda explicada a História desta bebida, tão prevalente em muitas culturas. A encerrar o 2.º trimestre, passamos da bebida para a comida com um workshop de Gastronomia Sustentável na tarde de 17 de junho. Com receitas cheias de sabor e muitas dicas práticas, os participantes vão poder comprovar como comer bem é também sinónimo de comer de forma amiga do ambiente.
O Centro de Interpretação da Pateira de Frossos foi inaugurado a 23 de abril de 2022 e visa promover a preservação e valorização dos elementos patrimoniais, paisagísticos e ambientais de Frossos, numa lógica de sustentabilidade e com mecanismos que contribuam para a efetiva redução da pegada ecológica local. Além da componente de preservação ambiental, o Centro de Interpretação pretende ainda desenvolver o turismo sustentável e preservar a memória coletiva local.