- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- “Passarinhando por aí” na Biblioteca Municipal
“Passarinhando por aí” na Biblioteca Municipal
área de conteúdos (não partilhada)Durante o mês de julho, a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha tem patente a exposição de fotografia “Passarinhando por aí”, de José Valente Ferreira.
No final de 2018, após a convalescença de um enfarte do miocárdio e com o apoio e motivação de dois amigos, José Valente Ferreira ganhou o vício da fotografia de natureza e de aves, resultando nas imagens que os visitantes podem ver na sua primeira exposição como fotógrafo. “Além do gosto pela fotografia em geral, tenho-me dedicado, maioritariamente, ao registo de espécies de aves existentes no meu distrito e no concelho de Albergaria-a-Velha em particular, tentando demonstrar que a avifauna existente e a sua beleza são perfeitamente compatíveis com a área urbana que nos rodeia”, explica.
Talvez devido à “sorte de principiante”, já tem o registo de uma ave considerada rara em Portugal pelo Comité Português de Raridades. Até hoje, só tinham sido avistadas quatro aves dessa espécie no país - Escrevedeira-rústica (Emberiza rustica) - e só existia o registo fotográfico de duas, tornando-se assim no quinto avistamento com o respetivo registo fotográfico. Ao todo, José Valente Ferreira já registou 164 espécies diferentes de aves, 147 no Distrito de Aveiro, entre as quais 67 no concelho de Albergaria-a-Velha.
José Valente Ferreira nasceu em Estarreja e, dos seus 64 anos de idade, os últimos 39 foram vividos em Albergaria-a-Velha, onde casou. Metalúrgico de profissão e Bombeiro Voluntário por paixão, a sua vida neste período repartiu-se, essencialmente, pela família, pela Renault CACIA (fábrica de mecânica), onde desempenhou as funções de operador, chefe e técnico, e pelos Bombeiros de Albergaria-a-Velha. Enquanto Bombeiro, percorreu toda a carreira chegando ao posto de Chefe e, de 2001 a 2020, ocupou cargos de comando, sendo Comandante nos últimos sete anos até passar ao Quadro de Honra.