- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Albergaria-a-Velha é reconhecido pela intervenção social com crianças e jovens
Albergaria-a-Velha é reconhecido pela intervenção social com crianças e jovens
área de conteúdos (não partilhada)A plataforma Cidade Social atribuiu a distinção “Intervenção Social Crianças e Jovens 2023” a Albergaria-a-Velha, tendo o Município ficado em primeiro lugar na categoria de 10 0001 a 30 000 habitantes. Os resultados foram apurados através de votação realizada junto de vários municípios do País.
Este reconhecimento, que integra o programa “AUTARQUIA SOLIDÁRIA”, avalia e distingue os vários programas e atividades de apoio social a crianças e jovens (até aos 18 anos de idade) implementados nos territórios, valorizando ainda as parcerias estabelecidas e as condições especiais disponibilizadas a crianças e jovens com carências económicas.
Na sua candidatura, o Município referiu que a intervenção social em crianças e jovens realizada no território procura abarcar todas as dimensões da vida desta faixa etária, assim como os interesses dos seus destinatários, com a Agenda Municipal da Educação a ser o principal instrumento agregador de todas as atividades. Assim, foram realçados os variados projetos implementados nas áreas de Ambiente, Atividade Física e Desportiva, Ciência e Tecnologia, Empreendedorismo, Promoção da Leitura, Juventude, Capacitação da Comunidade Educativa, bem como os Prémios de Mérito Escolar.
A Câmara Municipal destacou ainda os programas direcionados para as crianças e jovens com necessidades educativas especiais, como o Projeto Incluir+ Estimulação e a Sala Snoezelen. As sinergias desenvolvidas com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, Agrupamentos de Escolas, IPSS e movimento associativo, em prol de uma vida mais salutar e enriquecedora para os mais novos, foram também valorizadas.