- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Crianças Albergarienses valorizam espaços para atividades lúdicas e segurança
Crianças Albergarienses valorizam espaços para atividades lúdicas e segurança
área de conteúdos (não partilhada)Espaços e equipamentos para realizar atividades desportivas e lúdicas, natureza e segurança são os aspetos que a crianças e jovens Albergarienses mais valorizam no lugar onde vivem. Os dados foram apurados no diagnóstico local realizado no âmbito da candidatura do Município de Albergaria-a-Velha ao programa “Cidade Amiga das Crianças da UNICEF.
Para o diagnóstico local, a equipa de coordenação do projeto realizou grupos de discussão com 103 crianças e jovens, entre os 4 e os 18 anos, de 9 escolas e 3 IPSS do Concelho, escolhidas aleatoriamente. Com os mais novos, foram abordados os aspetos que mais gostam e menos gostam do local onde vivem, o que gostariam que existisse e o que constitui um local seguro para se viver.
Partindo dos dados apurados no diagnóstico local, o Município vai agora elaborar um Plano de Ação Local, uma estratégia abrangente que assenta na promoção do bem-estar, no desenvolvimento saudável e na participação ativa das crianças na comunidade, integrando e compreendendo todos os eixos estratégicos e pilares dos principais documentos reguladores da UNICEF.
Com a candidatura ao programa “Cidade Amiga das Crianças” pretende-se construir uma cidade mais democrática, coesa e integrada que atende plenamente às necessidades e aos direitos das crianças, proporcionando-lhes, também, um ambiente propício para viver, aprender e brincar. Ao promover a participação ativa das crianças e das suas famílias com os governantes e toda a comunidade de Albergaria-a-Velha, está a contribuir-se para a partilha de responsabilidades, da segurança, da mobilidade, dos serviços de qualidade e da sensibilização na comunidade.