- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Cineteatro Alba apresenta ciclo de cinema no feminino
Cineteatro Alba apresenta ciclo de cinema no feminino
área de conteúdos (não partilhada)No primeiro trimestre de 2024, o Cineteatro Alba apresenta o ciclo “O Movimento do Cinema” com filmes de três realizadoras portuguesas – Manuela Serra, Margarida Leitão e Cláudia Varejão.
Um exercício em forma de tributo, este ciclo propõe uma programação de filmes em língua portuguesa realizados por realizadoras de diferentes gerações, abordando diversas temáticas: memória, família, revolução, ditadura, discursos censurados e outras questões relevantes. Esta seleção não só reflete a riqueza e a diversidade do cinema em língua portuguesa, mas também destaca a contribuição das mulheres na criação e produção cinematográfica.
A primeira longa-metragem, a ser apresentada na noite de 18 de janeiro, é “O Movimento das Coisas”, de Manuela Serra. O filme de 1985, considerado uma grande obra do cinema português, conta histórias do quotidiano e do silêncio de uma família de dez filhos numa aldeia do Norte. A 8 de fevereiro, o público pode ver “Gipsofila”, de Margarida Leitão, um documentário de 2015 que captura a relação singular entre duas mulheres com 50 anos de diferença – a realizadora e a sua avó. A encerrar o ciclo, a 28 de março, outro documentário – “Ama-San” (2016), de Cláudia Varejão – onde acompanhamos o quotidiano de três japonesas que mergulham em apneia nos mares do Japão, arriscando a vida em busca de ostras, algas e outros tesouros do mar.
Os três filmes são exibidos às quintas-feiras, pelas 21h30, com o bilhete normal a custar 3 euros.