- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Albergaria-a-Velha celebra os 50 anos do 25 de Abril com programa repleto de atividades
Albergaria-a-Velha celebra os 50 anos do 25 de Abril com programa repleto de atividades
área de conteúdos (não partilhada)A Assembleia Municipal de Albergaria vai celebrar os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês, sempre com a preocupação de envolver a comunidade nesta importante data para a Democracia portuguesa. De 6 a 25 de abril, os Albergarienses vão poder contar com um programa que, além da tradicional cerimónia evocativa no dia 25, vai incluir música, cinema, teatro, conversas e exposições.
As comemorações têm início a 6 de abril, pelas 16h00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior. Sob o tema “O Legado de um Cravo”, vai ser debatida a “Censura” com docentes e alunos do Agrupamento de Escolas de Branca, sendo igualmente inaugurada uma exposição sobre a temática, com livros censurados pela Ditadura. Durante a tarde, será ainda apresentada a edição comemorativa do livro “A Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha e os seus Membros – 50 Anos em Democracia”, uma obra que traça a História da composição deste importante órgão autárquico após a Revolução. O momento musical estará a cargo de José Rui Branco, Hugo Gamboias e Diogo Passos.
A 12 de abril, pelas 18h00, decorre a abertura oficial de mais três exposições, desta vez, no Cineteatro Alba. Patentes neste equipamento, estarão duas mostras fotográficas – “25 de Abril: Uma Revolução em Marcha”, do Centro de Documentação do 25 de Abril da Universidade de Coimbra e “Momentos de Abril”, do ator Vítor Valente. O público poderá ainda apreciar a exposição documental “Albergaria em Tempos de Abril”, com informações curiosas sobre a vivência desta época no Concelho. O Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Albergaria-a-Velha animará o momento.
No dia seguinte, falar-se-á de “Gastronomia; antes e depois de Abril”, a partir das 15h00, na Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, com a participação musical do Coro da Oficina Trauteias e Rodopias – Programa Idade Maior. À noite, sobe ao palco do Cineteatro Alba a peça “Revolution (título provisório)”, uma cocriação da ASTA, Baal17, d’Orfeu AC e O Teatrão, onde 16 intérpretes, entre atores e músicos, propõem uma sucessão de cenas e momentos musicais que desafiam o espectador a pensar no caminho que fizemos de 1974 até hoje.
Na tarde “Abril Jovem”, no dia 19, a juventude e o diálogo intergeracional com quem viveu os tempos de Ditadura vai animar a Sala Principal do Cineteatro Alba. Além de uma conversa com o Capitão de Abril General Luís Nelson Santos, haverá momentos musicais e criativos com a participação de estudantes dos Agrupamentos de Escolas de Albergaria-a-Velha e Branca, Colégio de Albergaria, Jobra e idosos da Rede Solidária.
O domingo, 21 de abril, é dedicado ao cinema, com a projeção do filme “Salgueiro Maia: O Implicado” no Cineteatro Alba pelas 18h00. Com realização de Sérgio Graciano, a longa-metragem faz o retrato do capitão que chefiou os elementos da Escola Prática de Cavalaria de Santarém e tomou Lisboa, mudando para sempre o curso da História política e social do país. Já na noite de 24, Miguel Araújo sobe ao palco da Sala Principal para um concerto inserido na digressão Casca de Noz.
No dia 25 de abril, a partir das 11h00, a Alameda 5 de Outubro vai acolher uma mostra das freguesias, associações e outras entidades, havendo ainda animação infantil, música e artes de rua. Pelas 14h00, os órgãos do Município irão prestar um reconhecimento público aos eleitos locais das freguesias, pelo seu labor na consolidação de mais e melhor Democracia desde o 25 de Abril; à APPACDM de Albergaria-a-Velha, pelo seu notável esforço de inclusão do cidadão com deficiência; e aos bombeiros voluntários, que, antes e após o 25 de Abril, sempre se mantiveram fiéis ao seu lema “vida por vida. Pelas 15h30, há o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, com Guarda de Honra do Corpo dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha ao som do Hino Nacional, interpretado pela Banda Filarmónica da ARMAB, e um momento simbólico pela Paz.
A Cerimónia Evocativa do 25 de Abril continua no Cineteatro Alba às 16h00, com um Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal, com a participação dos antigos deputados da Assembleia da República Maria de Belém Roseira e António Lobo Xavier, moderados pelo jornalista Rui Baptista. Nos momentos musicais, será possível desfrutar da música do Coro Infantil e da Banda Filarmónica da ARMAB. As comemorações terminarão com o Hino Nacional, um Porto de Honra e uma visita às exposições patentes no Cineteatro Alba.
Abril nas Freguesias
Com o objetivo de envolver o maior número de pessoas nas comemorações, a Assembleia Municipal desafiou as seis Juntas de Freguesia a apresentarem programas complementares, em dias distintos, para assinalar os 50 anos da Democracia. Palestras, momentos musicais, exposições, a distribuição de cravos, a apresentação de um documentário e revista, demonstrações de produtos locais, atividade física e a inauguração de um mural de Abril fazem parte dos programas das freguesias – Albergaria-a-Velha e Valmaior (14 de abril); São João de Loure e Frossos (19 de abril); Angeja (19 e 20 de abril); Branca (20 de abril); Alquerubim (21 de abril); e Ribeira de Fráguas (24 de abril).
O Programa detalhado das Comemorações encontra-se disponível aqui.