- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Albergaria-a-Velha apresentou boas práticas na área de deficiência em seminário nacional
Albergaria-a-Velha apresentou boas práticas na área de deficiência em seminário nacional
área de conteúdos (não partilhada)O Município de Albergaria-a-Velha foi convidado a apresentar as suas boas práticas no V Seminário Autarquia Solidária, subordinado ao tema Intervenção Social – Deficiência “Os Desafios de uma Comunidade na Inclusão", que decorreu ontem na Casa das Artes de Miranda do Corvo.
Num painel, onde participaram também os municípios de Maia e de Gaia, a Câmara Municipal partilhou os vários projetos e atividades que tem desenvolvido na intervenção social para pessoas com deficiência. Em termos de projetos, a Vereadora da Ação Social, Catarina Mendes, destacou o Incluir+ (Salas Snoezelen e de Integração Social; a promoção da expressão musical, leitura e atividade física junta da população com necessidades especiais; Pontes Sonoras; APP de Música); o Programa de Desporto Adaptado; o Gapric - Gabinete de Apoio a Programas Incluídos na Comunidade; a realização de estágios/ formação em contexto de trabalho e CEI+ Contrato Emprego Inserção+; e o serviço de Teleassistência.
Quanto às atividades, referiu-se a aposta na inclusão social em eventos de grande adesão, como o Campo de Férias, a Semana Europeia da Mobilidade, a Comemoração do Dia Europeu sem Carros, bem como o Encontro de Escolas de Natação. A melhoria das acessibilidades no espaço público e equipamentos municipais, incluindo o acesso aos locais de voto, também foi apresentado.
Salienta-se que, no final de 2023, Albergaria-a-Velha foi uma das 14 câmaras municipais que recebeu o reconhecimento “Intervenção Social a Pessoas Com Deficiência” entre os 55 municípios que neste momento integram o programa das Autarquias Solidárias.
No V Seminário Autarquia Solidária, a plataforma Cidade Social fez o reconhecimento público de várias entidades a nível nacional, incluindo duas instituições com área de atuação no Município. A APPACDM de Albergaria-a-Velha e a ASSOL foram reconhecidas como organizações dinâmicas, promotoras dos direitos e da inclusão social das pessoas com deficiência. O reconhecimento à APPACDM e à ASSOL foi feito pela Cidade Social e pelo Município, a convite da Cidade Social.