- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Projetos de empreendedorismo escolar foram premiados
Projetos de empreendedorismo escolar foram premiados
área de conteúdos (não partilhada)O Município de Albergaria-a-Velha premiou os projetos de empreendedorismo escolar desenvolvidos por alunos do 1.º Ciclo e Ensino Secundário e Profissional no âmbito do programa Albergaria Empreende+. De 23 a 29 de maio, os jogos e ideias de negócio criados pelos estudantes dos diferentes ciclos de ensino estão a ser apresentados à comunidade, tendo decorrido, ontem, a Mostra de Empreendedorismo Júnior e o Concurso de Ideias #Faz o teu Futuro.
A Mostra de Empreendedorismo Júnior aconteceu de manhã no Mercado Municipal - A Praça e contou com a participação de 11 turmas do 1.º Ciclo, que apresentaram os jogos lúdicos criados nas sessões “A Aventura do Gaspar”, tendo sempre como base de trabalho os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a Agenda 2030. O Centro Escolar das Laginhas, com o projeto/ jogo “STOP à violência” foi o vencedor.
Durante a manhã, foram ainda atribuídos os prémios Scratch4all, um projeto que promove a programação e a robótica nas turmas do 4.º ano das escolas do 1.º Ciclo. O 4.º C da Escola Básica de Albergaria-a-Velha, com o jogo digital “Memória Saudável” venceu o 1.º prémio. Em 2.º e 3.º lugares ficaram a EB de Santo António e a turma 4.º B da Escola Básica de Albergaria-a-Velha; foi ainda atribuída uma menção honrosa ao Centro Escolar de Alquerubim.
No Concurso de Ideias #Faz o teu Futuro, cuja final decorreu ontem à tarde no Cineteatro Alba, “Game Experience”, uma plataforma para os praticantes de gaming encontrarem novos jogos, foi o projeto vencedor. Este foi desenvolvido pelos alunos Leonardo Coutinho e Rafael Jesus, sob a orientação do professor Rogério Silva.
Em segundo lugar ficou “SOS Hospitais”, uma aplicação para familiares acompanharem a situação dos utentes nos hospitais, idealizada por Maria Oliveira, Maria João e Raquel Oliveira, orientadas pela professora Cristina Vides. Já o terceiro lugar foi para o projeto “Urban Colector”, um fotobiorreator incorporado em paragens de autocarro, concebido por Ricardo Couto, Daniela Fernandes e Maria Antunes, com a orientação do professor José Gabriel.
Os estudantes dos três projetos vencedores vão usufruir de uma missão de empreendedorismo em São João da Madeira, com os alunos que ficaram em 1.º lugar a receberem também um voucher no valor de 100 euros para utilizar no comércio local.
Ao todo 24 equipas do Ensino Secundário e Profissional participaram no Concurso de Ideias # Faz o teu Futuro, tendo sido selecionados 10 projetos finalistas para a apresentação pública, abarcando a mais diversas áreas, como as novas tecnologias, lazer, alimentação, comunicação, ambiente, audiovisual, entre outras. O júri foi constituído por Ana Patrícia Carrancho, do IEFP, Carmo Ambrósio, da AIDA, e Paulo Marques, da Inova Ria.
Na próxima semana, decorre o Concurso de Ideias F@z e Acontece, a 28 de maio, com cinco turmas do 2.º Ciclo a apresentarem ideias criativas, solucionadoras de problemas sociais ou ambientais que os preocupam. No dia seguinte, o Concurso de Ideias Desafia@te contará com 10 projetos desenvolvidos por alunos do 3.º Ciclo, com foco no desenvolvimento sustentável e economia circular.