- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Concerto de Natal assinala os 200 anos da 9.ª Sinfonia de Beethoven
Concerto de Natal assinala os 200 anos da 9.ª Sinfonia de Beethoven
área de conteúdos (não partilhada)No seu tradicional Concerto de Natal, a Orquestra Filarmonia das Beiras vai celebrar os 200 anos da “Sinfonia n.º 9, em Ré menor, op. 125”, de Ludwig van Beethoven, mais conhecida por “9.ª Sinfonia”. O espetáculo tem lugar a 8 de dezembro, pelas 18h00, na Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha.
Estreada em 1824, a última sinfonia de Beethoven é considerada a mais marcante da História da Música, que raras vezes é possível ouvir ao vivo na sua grandiosa formação para coro e orquestra. Em Albergaria-a-Velha, a Orquestra e o Coro do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro juntam-se à Orquestra Filarmonia das Beiras, sendo que o concerto inclui ainda as interpretações da soprano Simone Toito, da contralto Rafaela Veiga, do tenor Pedro Rodrigues e do barítono Tiago Matos. A direção estará a cargo do maestro convidado Luís Carvalho.
A “9.ª Sinfonia” é vista como um símbolo precursor do Romantismo, dado que, pela primeira vez, um reconhecido compositor incorporou numa sinfonia a voz humana – cantando um excerto da “Ode à Alegria”, do poeta Friedrich Schiller - como elemento estrutural, atribuindo-lhe uma relevância equivalente à dos instrumentos. A sinfonia acabou por tornar-se o hino da União Europeia, expressando os ideais de liberdade, paz e solidariedade, valores que estiveram na base do projeto europeu.
O concerto de Natal, incluído na programação “Lugar das Cores 2024”, tem entrada gratuita.