- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Município dinamizou workshop sobre Luto Não Finito
Município dinamizou workshop sobre Luto Não Finito
área de conteúdos (não partilhada)Decorreu ontem, no Cineteatro Alba, com transmissão online, um workshop sobre Luto Não Finito com a designação "Ciclo Emocional das Famílias de Crianças e Jovens com Necessidades Especiais - a família, a perda de ideia de afeto e o luto não finito". A ação foi dinamizada no âmbito do Programa Comunitário de Apoio ao Luto do Município de Albergaria-a-Velha, para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
O diagnóstico de uma deficiência ou incapacidade numa criança ou jovem representa um momento de grande impacto emocional para as famílias. Esta experiência configura-se como uma perda não definitiva, marcando uma mudança de segunda ordem na dinâmica familiar. No workshop, orientado pela investigadora Cristina Felizardo, exploraram-se as implicações emocionais desse processo, com especial foco no conceito de luto não finito, oferecendo estratégias práticas para lidar com os desafios associados.
Ao longo da ação abordou-se o diagnóstico de uma deficiência ou incapacidade como perda, com a necessidade de reajustamento a uma nova realidade, e explicaram-se algumas estratégias de fortalecimento emocional, tais como o esclarecimento psicopedagógico, técnicas de autocuidado e o papel essencial das redes comunitárias de apoio.
Cristina Felizardo é investigadora do CIDTFF- Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, e responsável pelo projeto de investigação "O Luto: investigação e formação".