- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Município investe 1,6 milhões de euros na reabilitação de 44 habitações municipais
Município investe 1,6 milhões de euros na reabilitação de 44 habitações municipais
área de conteúdos (não partilhada)O Município de Albergaria-a-Velha encontra-se a reabilitar 44 habitações sociais - 32 habitações no Bairro das Lameirinhas e 12 habitações no Bairro de Napoleão – num investimento de 1 578 400 euros. Os projetos de reabilitação decorrem no âmbito das candidaturas submetidas pelo Município junto do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), para financiamento pelo PRR, no âmbito do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.
As intervenções nos dois bairros visam melhorar as condições de habitabilidade das unidades habitacionais e a qualidade de vida dos moradores, com especial atenção na melhoria do conforto térmico e na eficiência energética.
No Bairro das Lameirinhas os 32 fogos intervencionados têm diferentes tipologias, do T1 ao T4. A empreitada compreende a requalificação de instalações sanitárias e cozinhas, a recuperação ou substituição de armários, a aplicação de novos pavimentos, a substituição de cerâmicas em alguns casos, a recuperação das carpintarias e caixilhos, pinturas diversas e a melhoria do sistema de distribuição de águas.
No Bairro de Napoleão as 12 habitações são de tipologia T2, com dois pisos, sendo que as obras de requalificação incluem a remodelação com ampliação do volume construído de cada uma das habitações. Serão ainda substituídas caixilharias exteriores, peças sanitárias e móveis de cozinha, serão colocados novos pavimentos com isolamento térmico e novas coberturas. Salienta-se que, nesta empreitada, vão ser incorporados materiais reciclados.
A reabilitação do parque habitacional municipal integra a Estratégia Local de Habitação do Município de Albergaria-a-Velha, um contributo relevante para melhorar as condições de acesso da população à habitação, que inclui ainda vários programas de apoio nesta área, tais como o programa de Apoio ao Arrendamento Urbano para Fins Habitacionais ou o Apoio à Recuperação de Habitações Degradadas.